Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15), pela Ipespe em parceria com a Folha de Pernambuco, mostra um quadro acirrado na corrida ao Senado Federal. Ao total são 11 candidatos na disputa para representar o estado. Saindo na frente o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), da coligação ‘Frente Popular de Pernambuco”, com 23% das intenções de votos, seguido pelo também deputado federal Mendonça Filho (DEM), que compõe a chapa de Armando Monteiro (PTB),  aparecendo com 17%. Na sequência, o senador Humberto Costa, ocupando também uma das vagas da coligação ‘Frente Popular de Pernambuco”, registra 15% das menções.

O deputado federal Sílvio Costa (Avante) aparece com 6% e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) com 5%. Somam 1% das intenções de voto cada, Adriana Rocha e Jairinho Silva (REDE), Lídia Brunes (PROS), Hélio Cabral (PSTU), Albanise Pires (PSOL) e Eugênia Lima (PSOL).   

A pesquisa também mostra que 22% dos eleitores optaram em votar branco ou nulo, configurando um empate com o postulante Jarbas Vasconcelos (MDB), quando somado a margem de erro de 3,5%. Não sabem ou não responderam correspondem a 6%. Outros pontos foram destacados na pesquisa ao senado, são eles: região, idade, sexo e renda.

Continua após a publicidade:

Na capital do estado e periferias, Jarbas Vasconcelos novamente se destaca, com 24% e 26% respectivamente. Ainda sobre as regiões, o interessante foi o percentual das intenções de votos brancos e nulos no interior do estado, que chegou a 26%.