20 de outubro de 2023 às 21:40
Lucinha Mota (PSDB) foi diplomada vereadora de Petrolina em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 20 de outubro. A parlamentar foi declarada eleita após o TRE-PE cassar o mandato de Carlos Alberto dos Santos, conhecido como Júnior do Gás, por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. A decisão final surgiu após a 83ª Zona Eleitoral de Petrolina reprocessar a totalização dos votos proporcionais das eleições de 2020, a fim de definir a ocupante da cadeira deixada por Júnior Gás. O processo de apuração teve sede no Fórum Eleitoral da cidade. Lucinha deixou o cargo de secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco para assumir o cargo.
“A justiça foi feita. Em 2020 a gente esperava esse mesmo resultado, mas infelizmente houve uma fraude eleitoral, que não permitiu que o candidato legítimo exercesse sua função na Câmara legislativa de Petrolina. Hoje, essa correção, de fato, foi realizada. Lutamos três anos na justiça para que isso acontecesse”, disse Lucinha.
O PSOL, partido de Lucinha na época, chegou a entrar com um pedido cautelar na Justiça Eleitoral, pois a vereadora está atualmente filiada ao PSDB, pelo qual disputou uma vaga de deputada estadual em 2022, mas a ação foi indeferida. A ativista social ficou nacionalmente conhecida por buscar justiça na identificação do assassino da sua filha Beatriz de 7 anos. Leia mais: >>> Lucinha Mota DEIXA SECRETARIA do GOVERNO RAQUEL LYRA e vai assumir cargo de VEREADORA DE PETROLINA; ENTENDA Vereador cassado A Câmara de Vereadores de Petrolina informou nesta segunda-feira, 16 de outubro, que foi notificada pela Justiça Federal sobre a cassação mandato do vereador Carlos Alberto dos Santos, conhecido como Júnior do Gás. Com isso, o parlamentar perde oficialmente o cargo, que foi retirado após decisão unânime do TRE Pernambuco no dia 3 de outubro. Por sete a zero, toda a chapa de candidatos e candidatas a vereador do partido Avante de Petrolina (Sertão), que disputou a eleição de 2020, por fraude à cota de gênero foi cassada. O Tribunal considerou como fictícia a candidatura de Klébia Luciana Bezerra Vieira, anulando seu registro. Com isso, o Avante deixou de cumprir a cota de 30% de gênero na composição da chapa proporcional. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. O TRE declarou nulos todos os votos conferidos ao partido e aplicou a punição de inelegibilidade por oito anos, contados das eleições de 2020, a Klébya Luciana Bezerra Vieira.
1
2
3
4
18:06, 15 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo Musk, a tecnologia é tão inovadora que permitirá que até mesmo aqueles que perderam os olhos ou o nervo óptico possam voltar a enxergar.
Segundo o advogado de Tagliaferro, ele pretende argumentar na petição, que as investigações deveriam ser instauradas pelo ministro-presidente e, na sequência, sorteadas para relatoria entre os membros da corte.
As falas do presidente foram feitas no segundo comício do candidato do PSOL, Guilherme Boulos, de que participou neste sábado, 24 de agosto.
mais notícias
+