Recife

FESTA DO MORRO DA CONCEIÇÃO: Evento da fé popular chega a 119 anos e tem PROGRAMAÇÃO definida de 28 novembro a 8 de dezembro

Conhecida como a maior festividade católica de Pernambuco, a popular Festa do Morro da Conceição chega aos 119 anos em 2023 e traz como tema: Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus, em referência ao Ano Vocacional instituído pelo papa Francisco.

Este ano, a festividade traz como novidade o acolhimento da imagem do Divino Pai Eterno, considerada a maior romaria da região Centro-Oeste do país, realizada todos os anos em Trindade (GO), da última sexta-feira do mês de junho ao primeiro domingo do mês de julho.

Esse momento será marcado com uma procissão com a imagem do Divino Pai Eterno, que acontecerá em 7 de dezembro, com concentração às 18h, no Largo Dom Luiz. A saída está prevista para às 19h, seguindo pela Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida dos veículos, em direção à Praça do Morro da Conceição.

Assim como nos anos anteriores, a 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro acontecerá de 28 de novembro a 8 de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Antes do festejo, uma programação de pré-festa será marcada com Santas Missas, louvores e ciclismo.

Em 16 de novembro, às 19h30, acontece a Santa Missa de envio dos voluntários. Já em 23 de novembro, no mesmo horário, será a vez da celebração de Ação de Graças aos patrocinadores e amigos da Festa (representantes dos órgãos públicos que auxiliam na realização do evento).

Logo em seguida, 25 de novembro, acontece a Santa Missa das Comunidades, e no domingo (26), Santas Missas e benção dos motoristas, com aspersão com água benta, nas três celebrações da manhã: 7h, 9h e 12h.

Concomitante a esse evento acontecerá a Bike Romaria, passeio ciclístico que sairá do Parque das Graças em direção ao Santuário do Morro da Conceição. No período da noite, às 18h, Santa Missa e louvor da juventude.

A procissão da bandeira dará início a 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro. O Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife, irá acolher os devotos que irão seguir pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. A concentração tem início às 17h, com saída prevista às 18h.

Na chegada da procissão, o hasteamento da bandeira da festa acontece no mastro em frente ao santuário. Na sequência, às 19h30, terá início a Solene Celebração de Abertura da 119ª Festa do Morro da Conceição, que será realizada no palco montado em frente à igreja. A presidência da cerimônia será do bispo nomeado para a Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antonio, às 19h30.

Do dia 29 de novembro a 7 de dezembro, cinco Santas Missas serão celebradas ao longo do dia: 7h, 9h, 11h, 14h, e a das 16h será uma celebração solene. O Momento Mariano, com a reza do Santo Terço, Ofício e Ladainha de Nossa Senhora terá início às 18h. As confissões acontecem das 7h às 11h30, e das 14h às 17h. A tradicional Santa Missa do Exército Brasileiro será celebrada em 5 de dezembro, às 9h.

Na sequência, às 19h30, será rezado o Novenário da Festa do Morro 2023, que terá como presidentes da celebração arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas.

Na data dedicada à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, as tradicionais Santas Missas de hora em hora serão celebradas de forma alternada. No palco, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h. Já dentro do santuário, à 1h, seguidas das 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.

A procissão de encerramento com a imagem da Santa terá concentração a partir das 14h30, com saída às 15h, do estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, em direção à Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento da 119ª Festa do Morro da Conceição.

O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será o presidente da cerimônia, com previsão às 19h.

Para acolher os devotos e fiéis da Imaculada Conceição do Morro, que irão visitar o santuário após a festa, serão celebradas quatro Santas Missas extras, além das que já são realizadas aos fins de semana.

No sábado (9), as celebrações acontecem às 10h30 e 19h30, e as previstas, às 8h e 16h. Já no domingo (10), as celebrações das 7h, 9h, 12h e 18h permanecem e ganham o reforço, às 10h30 e 16h.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com apoio das corporações, companhias, secretarias, autarquias e dos órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento.

Na segurança e prevenção de acidentes, o auxílio ocorre através das Polícias Civil (PCPE) e Militar (PMPE), Bombeiros Militares (CBMPE) e civis, além da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No apoio estruturaltemos a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR).

A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau Recife) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Programação completa:

Evento: 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro
Local: Morro da Conceição – Zona Norte do Recife
Data: 28 de novembro a 8 de dezembro de 2023
Tema: Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus

Eventos Pré-Festa
16/11 – 19h30 – Santa Missa de envio dos voluntários
23/11 – 10h30 – Santa Missa de ação de graças aos patrocinadores e amigos da Festa
25/11 – 19h30 – Santa Missa das comunidades
26/11 – 7h, 9h e 12h – Santa Missa e bençãos dos motoristas
26/11 – 7h – Bike Romaria
26/11 – 18h – Santa Missa e louvor da juventude

Dia 28/11 – Procissão da abertura – Bandeira da festa
Concentração – 17h – Parque Urbano da Macaxeira
Saída – 18h – Parque Urbano da Macaxeira/ Avenida Norte Miguel Arraes / Largo Dom Luiz/ Rua Itacoatiara / Praça do Morro da Conceição
Chegada – 19h30 – Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro

Dias 29 de novembro a 7 de dezembro
Santas Missas – 7h, 9h, 11h, 14h. 16h (Santa Missa Solene)
Momento Mariano – 18h
Novena Solene – 19h30
Confissões – 7h às 11h30, e das 14h às 17h
Dia 5 de dezembro – Missa do Exército – 9h

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)
Santa Missa – Palco em frente ao Santuário:
0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h Santa Missa dentro do Santuário: 1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h