Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

“Deus tem um propósito na minha vida”, diz filha de pastores que sobreviveu a síndrome rara

01 de fevereiro de 2024 às 17:32

Raquel Soares Folly enfrentou um período crítico de 34 dias de internação, quase perdendo a vida após ser diagnosticada com a síndrome de Steven Johnson, em dezembro de 2023. Atualmente, aos 26 anos, residente em Macaé, Rio de Janeiro, Raquel experimenta a cura e celebra a bondade de Deus.

Tudo começou em 16 de novembro, quando Raquel, no trabalho, começou a se sentir mal e notou manchas vermelhas em seu corpo. No dia seguinte, seu rosto inchou, e as manchas se agravaram. Seus pais, Marcos Antônio Folly e Simone Soares da Silva Folly, pastores da Igreja Sara Nossa Terra local, a levaram até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Na UPA, os médicos suspeitaram da síndrome de Steven Johnson. Dois dias depois, bolhas começaram a surgir no corpo de Raquel, e ela foi transferida para o Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM), em Macaé.

A condição de Raquel se deteriorou a partir desse momento, com feridas internas e externas por todo o corpo. Incapaz de falar e se alimentar, ela recebeu uma sonda, mas começou a vomitar sangue devido ao rompimento das bolhas internas.

Após quase sufocar duas vezes, os médicos optaram por entubá-la para liberar as vias aéreas, e ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (CTI).


Raquel Soares Folly. (Foto: Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

Segundo a mãe, Raquel contraiu a alergia após fazer uso de uma medicação para TDAH, durante 23 dias.

E continuou: “À princípio, eu e meu esposo não sabíamos o que era. Procuramos na Internet e vimos que eram erupções na pele. Ver na Internet é uma coisa, olhar minha filha daquela forma me fez chorar. Mas, sequei as lágrimas para dar forças a ela. O médico de plantão me disse: ‘É grave e pode piorar’”.

Corrente de oração 

Enquanto a filha estava na enfermaria, Simone mobilizou a igreja para interceder por ela:


Cristãos orando no hospital. (Foto: Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

Os médicos informaram que eles estavam fazendo tudo que era possível. Raquel ficou entubada até o dia 23 de novembro e no dia seguinte, começou o processo de “troca de pele”: 

No dia 2 de dezembro, as feridas começaram a cicatrizar. Segundo a equipe médica, o processo de cicatrização foi rápido. “Foi surpreendente. Milagre, é o que ouvíamos”, disse Simone.

Complicações no hospital 

Os pais pensaram que o quadro de Raquel estava melhorando. No entanto, ela desenvolveu uma anemia e precisou fazer três transfusões de sangue.

No dia 4 de dezembro, quando eles chegaram para visita, encontraram Raquel novamente entubada com pneumonia nos dois pulmões.

A jovem passou oito dias entubada até que surpreendeu os médicos — que mais uma vez afirmaram ter acontecido um milagre — pois no dia 11, Raquel já estava com os pulmões limpos.

A jovem, que aceitou Jesus aos 12 anos, afirmou que apesar das circunstâncias, não perdeu a fé.

A equipe médica precisou baixar a imunidade da jovem para que o corpo dela parasse de reagir a alergia. Com isso, Raquel pegou uma bactéria no hospital que gerou uma pneumonia. 

Depois de superar diversas complicações e passar 29 dias no CTI, Raquel recebeu alta do hospital no dia 21 de dezembro.


Raquel Soares Folly. (Foto: Arquivo pessoal concedido ao Guiame)

Recuperação 

Hoje, Raquel está fazendo uma série de tratamentos em casa e continua apresentando melhoras. 

Ainda estou com muitas lesões na pele, a dermatologista pediu para evitar o toque de pessoas por risco de infecção na pele, principalmente no rosto, costas e mãos. Estou com dificuldades para movimentar a mão e o braço direito, dói muito. Também estou fazendo um tratamento na vista esquerda, pois a alergia deu uma conjuntivite”. 

E continuou: “Faço fisioterapia porque perdi massa muscular e fui encaminhada para cardiologista por estar com o batimento cardíaco alto. Porém, a cada dia estou me fortalecendo”.

A mãe agradeceu a equipe do hospital onde “viram a mão de Deus”, cuidando de sua filha.

A jovem concluiu com uma mensagem para todos que enfrentam dificuldades: “Nunca deixem de confiar em Deus independente da situação. Ele tem um tempo e uma missão para cada pessoa. E ainda que não conseguimos entender o porquê, lá na frente eu creio que veremos o propósito”.

Fonte: Site guiame

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:33, 12 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantora gospel Amanda Wanessa ao lado da também cantora Ruthe Dayanne
Gospel

Amanda Wanessa emociona fãs ao surgir em vídeo com cantora gospel Ruthe Dayanne

Em rara aparição, Amanda Wanessa recebe visita de amiga e reacende esperança do público durante sua longa recuperação.

Malafaia, Trump e Renato Vargens
Tarifa Moraes

Pastores evangélicos acusam Lula e STF de motivarem tarifa de 50% imposta por Trump

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros informalmente chamada de "tarifa Moraes"

Skye Savren-McCormick enfrentou uma batalha difícil desde o início da vidaoto dividida (72)
Esperança

Menina de 3 anos vence leucemia e vira daminha de honra no casamento da doadora

A única esperança real estava em um transplante de medula óssea um gesto que pode salvar vidas, mas depende de doadores compatíveis dispostos a ajudar.

mais notícias

+

Newsletter