08 de maio de 2019 às 09:35
[caption id="attachment_12066" align="aligncenter" width="704"] Bolsonaro assina decreto sobre posse, porte e importação de armas (Foto: Marcos Corrêa/PR)[/caption]
Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8) facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos que vai, desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.
O Estatuto do Desarmamento prevê que, é preciso ter 25 anos, comprovar capacidade técnica e psicológica para o uso de arma de fogo, não ter antecedentes criminais nem estar respondendo a inquérito ou a processo criminal e ter residência certa e ocupação lícita.
Além disso, é preciso comprovar "efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física". O decreto de Bolsonaro altera esse último requisito, e afirma que a comprovação de efetiva necessidade será entendida como cumprida.
O decreto foi assinado pelo presidente, em cerimônia no Palácio do Planalto na terça-feira (7). Na ocasião, ele mencionou que o decreto facilitaria o porte de armas para caçadores, colecionadores e atiradores (conhecidos como CACs) e não mencionou as demais categorias.
Além do porte, o texto altera as regras sobre importação de armas e sobre o número de cartuchos que podem ser adquiridos por ano.
1
03:43, 23 Jun
24
°c
Fonte: OpenWeather
Professores da educação básica aguardam com expectativa os valores que devem ser liberados pelo Governo Federal nas próximas semanas.
A famosa ressaca é o resultado da desidratação e do acúmulo de substâncias tóxicas no organismo, principalmente o acetaldeído.
As autoridades israelenses interceptaram o navio após o grupo desobedecer restrições impostas na região costeira da área em conflito.
mais notícias
+