Pernambuco, 16 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Caso Yana: ex-PM da reserva é condenado a 21 anos de prisão por matar esposa em 2013

O júri popular rejeitou a defesa apresentada por Dário Ângelo e acatou a tese do MPPE, que sustentou que o crime foi cometido por motivo fútil.

Gabriel Alves

13 de junho de 2025 às 08:04   - Atualizado às 08:16

Caso Yana: ex-PM da reserva ao lado da esposa, que foi assassinada.

Caso Yana: ex-PM da reserva ao lado da esposa, que foi assassinada. Foto: Reprodução

O policial militar da reserva Dário Ângelo Lucas da Silva, de 51 anos, foi condenado na quinta-feira, 12 de junho, a 21 anos, 2 meses e 15 dias de prisão pelo assassinato da esposa, a comerciante Yana Luiza Moura de Andrade, de 30 anos. O crime aconteceu em janeiro de 2013, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A vítima foi morta com dois tiros no rosto.

O júri popular rejeitou a defesa apresentada e acatou integralmente a tese do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que sustentou que o crime foi cometido por motivo fútil e com impossibilidade de defesa da vítima. Dário foi condenado por homicídio duplamente qualificado.

Durante o julgamento, o réu confessou ter matado a esposa, relatando os fatos ocorridos na noite do crime, mas se recusou a responder aos questionamentos do Ministério Público.

Na época do homicídio, Dário era sargento da Polícia Militar e permaneceu preso por três meses. Posteriormente, foi promovido a major da reserva e, anos depois, formou-se em Direito, obtendo registro na Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE).

Embora não tenha sido enquadrado por feminicídio, já que a qualificadora só foi incluída na legislação em 2015, a promotoria destacou o contexto de violência de gênero no caso.

A defesa de Dário reconheceu a autoria do homicídio, mas pediu ao júri que as qualificadoras de motivo fútil e impossibilidade de defesa fossem desconsideradas. O pedido foi rejeitado pelos jurados, resultando na condenação com as duas qualificadoras.

O caso ganhou repercussão em 2013 devido aos detalhes do assassinato. O crime ocorreu na casa da sogra do réu, enquanto os dois filhos pequenos do casal dormiam em um cômodo ao lado.

De acordo com o processo, Dário efetuou dois disparos contra a cabeça de Yana, que morreu no local. A motivação do crime teria sido ciúmes. Após o assassinato, Dário se apresentou ao Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed), confessou o crime e foi preso. Em abril de 2013, ele foi colocado em liberdade, permanecendo solto até o julgamento da quinta-feira (12).

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:19, 16 Jul

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Arlindo Cruz.
Doença

Esposa de Arlindo Cruz revela que cantor não responde mais a estímulos

O músico, referência no samba brasileiro e ex-integrante do grupo Fundo de Quintal, teve sua rotina e vida completamente alteradas após o AVC.

Lady Gaga e Eduardo Paes
Ironia

Eduardo Paes ironiza BBC e defende jeitinho brasileiro na contagem de público

"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!" 

João Campos e Simpere
Educação

Precatórios do Fundef Recife: Sindicato cobra João Campos por pagamento integral, entenda situação

SIMPERE exige que prefeito do Recife repasse 60% do valor total R$ 900 milhões aos professores da rede municipal.

mais notícias

+

Newsletter