Coluna

COLUNA: Raquel Lyra revoluciona política habitacional de Pernambuco ao priorizar mulheres no Programa Morar Bem - Por Silvinho Silva

"A igualdade entre homens e mulheres na sociedade jamais será garantida sem esforços efetivos do poder público", diz colunista.

Coluna de Silvinho Silva. Foto: Portal de Prefeitura
Coluna de Silvinho Silva. Foto: Portal de Prefeitura

A igualdade entre homens e mulheres na sociedade jamais será garantida sem esforços efetivos do poder público. E foi justamente por essa razão que a governadora Raquel Lyra decidiu priorizar as chefes de família ao lançar a modalidade Entrada Garantida do Programa Morar Bem, para garantir dignidade, cidadania e autonomia para as pernambucanas que comandam os lares do Estado.

Nesta quinta-feira (16), a primeira beneficiária da modalidade assinou o contrato da sua casa própria ao lado da gestora. A designer de unhas ganhou um subsídio de R$ 20 mil para a entrada do imóvel, um apartamento na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e vai usar as economias que vinha guardando para essa finalidade para comprar móveis novos. De uma só tacada, uma mulher conquistou sua primeira casa e os setores de habitação e varejo foram incentivados.

É revolucionário o trabalho que a governadora Raquel Lyra vem desenvolvendo na regularização fundiária, construção de imóveis e com a Entrada Garantida, sobretudo porque tem priorizado mulheres e outras minorias, como pessoas com deficiência e idosos. É a mão do Estado ajudando quem mais precisa naquilo que lhe é mais básico: o teto em que possa morar.

Recife

Em permanente processo de modernização administrativa, a Prefeitura do Recife anuncia hoje um novo pacote com ações para desburocratizar o ambiente de negócios na cidade. As medidas têm o objetivo de turbinar a economia e a geração de emprego e renda, com iniciativas que simplificam a abertura de novas empresas, flexibilizam a concessão de alvarás para pequenas obras, tornam regras tributárias mais transparentes, dentre outras melhorias.

A caminho do PT

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, deve anunciar muito em breve sua filiação ao PT. Yves Ribeiro tem uma vasta carreira política, mas vem conduzindo uma péssima gestão na cidade e hoje perderia às eleições municipais. No entanto, para o prefeito é importante fazer parte da Federação que tem além do PT, o PV e o PC do B.

Jaboatão

O articulador político Carlos Eduardo Silvestre aceita o convite do deputado federal e presidente estadual do PV, Clodoaldo Magalhães, e assume a presidência do Partido Verde de Jaboatão dos Guararapes. Com mais de 10 anos de experiência em eleições majoritárias e proporcionais, recebeu o desafio de reorganizar o partido para montar uma chapa competitiva junto com o PT e com o PCdoB, siglas que fazem parte da Federação Brasil da Esperança. E, também, contribuir com a missão de reeleger o pré-candidato a prefeito pelo PT, Elias Gomes, que já governou a cidade por duas vezes.

Elias Gomes

Por falar em Jaboatão, no próximo domingo (19) acontece um ato político onde o pré-candidato a prefeito Elias Gomes (PT) vai receber oficialmente o apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O evento acontece em Piedade e reunirá lideranças do Republicanos e do PT.

Registro

Em sua passagem pelo município de Cupira, o senador Fernando Dueire foi recebido pelo prefeito da cidade, José Maria Leite de Macedo e pelo vice-prefeito Eduardo. Além destes, outros prefeitos estiveram presentes. Duguinha, de São Joaquim do Monte, Orlando José, de Altinho, Stênio Albuquerque, de Lagoa dos Gatos, Beto Sargento, de Belém de Maria, Josué Mendes, de Agrestina, Rubem Lima, de Panelas e Branco, de Jurema.

Acompanhe mais conteúdos de política no BLOG DO SILVINHO ou na coluna semanal do Portal de Prefeitura