Inmet avisa sobre chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A previsão climática do INMET para maio de 2025 aponta variações significativas de chuva e temperatura em todas as regiões do Brasil. Enquanto o Norte e o Nordeste devem registrar volumes elevados de precipitação, outras áreas enfrentarão estiagem. As temperaturas tendem a ficar acima da média nacional. Essas condições impactam diretamente o setor agrícola e o manejo das lavouras.
No Norte do país, as chuvas devem ocorrer entre a média e abaixo da média climatológica na maior parte da região. No entanto, áreas pontuais do Amazonas, centro-norte do Pará, Amapá e sul de Roraima podem registrar volumes de chuva que ultrapassam a média histórica. Essas condições são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra, como milho e soja, especialmente no MATOPIBA, onde a umidade do solo tem se mostrado satisfatória.
No Nordeste, as chuvas devem continuar acima da média no centro-sul do Maranhão, oeste do Piauí e, principalmente, na costa do Ceará até a Bahia, com volumes que podem ultrapassar os 150 mm. No entanto, algumas áreas do norte do Maranhão e do Piauí, bem como no sul do Ceará, podem registrar volumes de chuva abaixo da média histórica. Essas condições podem beneficiar as lavouras de milho e soja, mas exigem atenção ao manejo da água do solo.
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas próximas ou abaixo da média, com volumes inferiores a 150 mm. Em áreas do leste do Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média, com valores que podem superar os 100 mm. Essas condições são favoráveis ao desenvolvimento das culturas de segunda safra, como milho e soja, além da cana-de-açúcar e do café.
Na Região Sul, a previsão é de chuvas próximas ou acima da média climatológica, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm no oeste do Paraná. Essas condições favorecem o desenvolvimento das lavouras de segunda safra, como milho e feijão. No entanto, é importante monitorar o armazenamento de água no solo, especialmente em áreas com baixa drenagem.
Em relação às temperaturas, a previsão indica que devem ficar acima da média em grande parte do país, com valores superiores a 22°C. No entanto, em áreas das regiões Sudeste e Sul, as temperaturas médias podem ser mais amenas, embora a previsão indique comportamento próximo ou acima da média, com valores abaixo dos 20°C. Além disso, em localidades mais elevadas dessas regiões, a entrada de massas de ar frio poderá provocar queda da temperatura, com valores abaixo dos 15°C.
Essas condições climáticas exigem atenção especial ao manejo agrícola, especialmente em relação à irrigação e ao controle de doenças, que podem ser favorecidas por temperaturas mais amenas e umidade elevada.
1
14:58, 23 Jun
28
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o Inmet, a previsão indica um volume de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia.
A informação foi divulgada pela APAC na noite de domingo, 22 de junho.
A população deve ficar atenta e seguir a orientação da Defesa Civil de seu município.
mais notícias
+