Pernambuco, 23 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VAI CHOVER MUITO EM MAIO? Saiba como será o CLIMA do BRASIL durante o mês

No Nordeste, as chuvas devem continuar acima da média na costa do Ceará até a Bahia, com volumes que podem ultrapassar os 150 mm.

Portal de Prefeitura

04 de maio de 2025 às 11:32   - Atualizado às 11:39

Inmet avisa sobre chuvas.

Inmet avisa sobre chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A previsão climática do INMET para maio de 2025 aponta variações significativas de chuva e temperatura em todas as regiões do Brasil. Enquanto o Norte e o Nordeste devem registrar volumes elevados de precipitação, outras áreas enfrentarão estiagem. As temperaturas tendem a ficar acima da média nacional. Essas condições impactam diretamente o setor agrícola e o manejo das lavouras.

Norte

No Norte do país, as chuvas devem ocorrer entre a média e abaixo da média climatológica na maior parte da região. No entanto, áreas pontuais do Amazonas, centro-norte do Pará, Amapá e sul de Roraima podem registrar volumes de chuva que ultrapassam a média histórica. Essas condições são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra, como milho e soja, especialmente no MATOPIBA, onde a umidade do solo tem se mostrado satisfatória.

Nordeste

No Nordeste, as chuvas devem continuar acima da média no centro-sul do Maranhão, oeste do Piauí e, principalmente, na costa do Ceará até a Bahia, com volumes que podem ultrapassar os 150 mm. No entanto, algumas áreas do norte do Maranhão e do Piauí, bem como no sul do Ceará, podem registrar volumes de chuva abaixo da média histórica. Essas condições podem beneficiar as lavouras de milho e soja, mas exigem atenção ao manejo da água do solo.

Centro-Oeste e Sudeste

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas próximas ou abaixo da média, com volumes inferiores a 150 mm. Em áreas do leste do Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média, com valores que podem superar os 100 mm. Essas condições são favoráveis ao desenvolvimento das culturas de segunda safra, como milho e soja, além da cana-de-açúcar e do café.

Sul

Na Região Sul, a previsão é de chuvas próximas ou acima da média climatológica, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm no oeste do Paraná. Essas condições favorecem o desenvolvimento das lavouras de segunda safra, como milho e feijão. No entanto, é importante monitorar o armazenamento de água no solo, especialmente em áreas com baixa drenagem.

Temperaturas

Em relação às temperaturas, a previsão indica que devem ficar acima da média em grande parte do país, com valores superiores a 22°C. No entanto, em áreas das regiões Sudeste e Sul, as temperaturas médias podem ser mais amenas, embora a previsão indique comportamento próximo ou acima da média, com valores abaixo dos 20°C. Além disso, em localidades mais elevadas dessas regiões, a entrada de massas de ar frio poderá provocar queda da temperatura, com valores abaixo dos 15°C.

Essas condições climáticas exigem atenção especial ao manejo agrícola, especialmente em relação à irrigação e ao controle de doenças, que podem ser favorecidas por temperaturas mais amenas e umidade elevada.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:58, 23 Jun

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Inmet alerta para chuva neste São João.
Aviso

Inmet emite alerta de chuva para esta véspera de São João em 44 cidades de Pernambuco; veja quais

De acordo com o Inmet, a previsão indica um volume de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia.

Chuvas em Pernambuco.
Tempo

Vai chover hoje? Confira o que diz a APAC sobre esta segunda-feira (23), véspera de São João

A informação foi divulgada pela APAC na noite de domingo, 22 de junho.

Apac avisa sobre chuva na madrugada e manhã desta segunda-feira (23) em três regiões
Clima

Apac avisa sobre chuva na madrugada e manhã desta segunda-feira (23) em três regiões

A população deve ficar atenta e seguir a orientação da Defesa Civil de seu município.

mais notícias

+

Newsletter