Previsão

INMET alerta para formação de TEMPORAIS; SAIBA ONDE E QUANDO

Segundo o órgão, há risco de rajadas de vento acima de 70 km/h e queda de granizo.

Fortes inmet brasil
Chuva forte. Foto: Divulgação.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que nos próximos dias a Região Sul do Brasil terá maior sensação de abafamento devido a uma massa de ar quente com gradual aumento de umidade.

A partir da tarde, áreas de instabilidade, formadas devido ao forte calor, vão provocar pancadas de chuva forte e temporais localizados, além de possíveis rajadas de vento acima de 70 km/h e queda de granizo.

A onda de calor deve trazer máximas entre 35°C e 40°C, pelo menos, até domingo (11) entre o norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e Paraná, áreas que possuem predomínio de sol durante o dia.

Entre o centro, sul e oeste do estado gaúcho, a nebulosidade e a instabilidade, com pancadas de chuva e trovoadas, devem predominar até a próxima terça-feira (13).

Com o contraste térmico entre a faixa costeira mais fria e a área do interior do Rio Grande do Sul mais aquecido, os ventos de leste-nordeste aumentam de intensidade entre esta sexta-feira (9) e o próximo domingo, amenizando as temperaturas na faixa litorânea do Rio Grande do Sul.

No fim da segunda-feira e decorrer da terça, uma frente fria se desloca pelo estado gaúcho, ajudando a intensificar a instabilidade e diminuir as temperaturas na maior parte das demais áreas do Sul do Brasil.

O Inmet destaca a importância do acompanhamento das atualizações diárias da previsão do tempo e das emissões dos avisos meteorológicos especiais devido à possíveis mudanças no padrão meteorológico descrito.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)