De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos dias, a Região Sul do Brasil terá temperaturas mais baixas e registro de geada forte.

Continua após a publicidade:

Essa condição acontece devido a passagem de uma frente fria, entre esta sexta-feira (28) e o sábado (29), acompanhada de uma forte e ampla massa de ar de origem polar, aliada ao ar frio e seco. Os estados mais afetados serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.

Ainda conforme o Inmet, a mudança de direção e a intensificação dos ventos, iniciada no fim da sexta até o domingo (30), vai causar baixa sensação térmica e acentuar o frio em todas as áreas do Sul do País.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Chuva e queda nas temperaturas

No decorrer da passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná no sábado (29).

A previsão ainda mostra bastante umidade no norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no decorrer da passagem da frente fria. No sábado (29), ao logo do seu deslocamento pelo Paraná, a umidade se concentra no estado.

Além da chuva e umidade, ventos na faixa leste do estado gaúcho, soprando de oeste a sul, irão acentuar o frio e também devem ajudar a represar o lago Guaíba até o domingo (30).

A previsão do Inmet é de temperaturas entre 0°C e 5°C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) até, pelo menos, a segunda-feira (1°/7).

Continua após a publicidade:

Há possibilidade de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C em áreas da campanha e, principalmente, serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

As geadas, por sua vez, terão início entre o período da noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo (30) e na segunda (1°).

Ainda no dia 1°, a previsão mostra frio intenso nas áreas de baixada. O Inmet não descata a possibilidade de geada entre a terça (2) e quarta-feira (3).

O Inmet ressalta que a geada deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte. No domingo (30), o fenômeno será de intensidade forte a muito forte entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Continua após a publicidade: