18 de março de 2025 às 18:55 - Atualizado às 19:12
Inmet alerta sobre chuvas. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Vinte e um Estados estão em alerta de "perigo" e "perigo potencial" de chuvas intensas para esta terça-feira, 18, e quarta-feira, 19, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste devem ser as regiões mais afetadas, onde os acumulados de precipitação podem ultrapassar os 80 milímetros. Há também alertas para o Sudeste.
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia o clima, trazendo chuvas intensas para o norte do Maranhão e do Piauí, o litoral do Ceará e parte do Rio Grande do Norte, onde os volumes de chuva podem ultrapassar os 80mm (em tons de vermelho no mapa) e os ventos devem alcançar até 100 km/h.
No Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade manterá a instabilidade no norte e sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, onde os acumulados podem igualmente superar os 80 mm.
A previsão indica que na Região Norte os maiores volumes de chuva se concentrarão na faixa que se estende do centro-leste do Pará até o oeste do Amazonas.
Nessas áreas, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 60 mm (em tons de laranja), representados pelos tons de laranja e vermelho nos mapas de previsão.
Volumes menores de chuva são esperados para Roraima, nordeste do Amazonas, noroeste do Pará e Amapá e sudoeste de Tocantins, com valores inferiores a 40 mm.
Na Região Sudeste são esperadas chuvas acima de 60 mm na divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, bem como no nordeste de São Paulo, sobretudo a partir desta quarta-feira, 19 Na região centro-sul de São Paulo também pode chover, mas com menos intensidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de bandeira amarela para áreas da Região Metropolitana do Recife, da Zona da Mata Norte e da Mata Sul. Esse nível de atenção indica potencial de perigo, com previsão de chuvas que podem atingir até 50mm por dia, além de ventos fortes.
Na madrugada desta segunda-feira, 17 de março, a chuva intensa na faixa litorânea do estado já refletiu essa previsão. No total, 23 municípios pernambucanos estão sob esse alerta. Enquanto isso, no restante do estado, a previsão indica céu com poucas nuvens e tempo seco.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), divulgou no começo de noite do domingo, um comunicado de previsão de chuva nas próximas 24 horas.
A Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), informou através de suas redes sociais, os pontos de alagamento que acometem a cidade do Recife. Veja os locais abaixo:
O sistema Meteorológico Zona de Convergência Intertropical é o responsável pelo alerta e ele favorece pancadas de chuva moderada e ocasionalmente forte até esta segunda (17).
Ainda de acordo com a Apac, as pancadas de chuva ocasionadas por esse sistema podem vir acompanhadas com vento forte, trovões e relâmpagos.
Ao site Portal de Prefeitura, foi informado que as regiões que podem ser atingidas pela condição climática são:
Estadão Conteúdo
4
10:55, 27 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com a agência, a confluência de umidade favorece a precipitação em Pernambuco.
A informação inicial da agência, que previa apenas pancadas isoladas de intensidade de fraca para intermediária, foi retirada do ar após a alteração no cenário climático.
A expectativa é de pancadas fortes de precipitação e rajadas de vento, principalmente nas áreas mais atingidas pela instabilidade do tempo.
mais notícias
+