A expectativa é de pancadas fortes de precipitação e rajadas de vento, principalmente nas áreas mais atingidas pela instabilidade do tempo.
24 de abril de 2025 às 09:51 - Atualizado às 09:51
Trânsito do Recife em dia de chuva. Foto e arte: Portal de Prefeitura
O Inmet emitiu um aviso amarelo para chuvas intensas, em Pernambuco, ao longo desta quinta-feira, 25 de abril. A previsão é de volumes significativos de precipitação e possibilidade de rajadas de vento, especialmente nas regiões mais afetadas pela instabilidade atmosférica. O alerta também se estende para outras áreas do Nordeste, como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, e Bahia, com risco potencial de alagamentos e transtornos.
Os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná entram em alerta para chuvas fortes, que devem persistir até sexta-feira, 25 de abril. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição meteorológica é provocada por uma área de baixa pressão nos altos níveis da atmosfera, combinada com alta umidade e calor na região.
Esse sistema pode resultar em volumes de chuva entre 50 mm e 100 mm em 24 horas, acompanhados de rajadas de vento de até 100 km/h, afetando áreas como o Pantanal e municípios paranaenses, incluindo Cascavel e Cianorte. A expectativa é que o sistema avance para o leste do Brasil, podendo atingir áreas de São Paulo a partir de sexta-feira (25).
Um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma no Paraguai deve se deslocar em direção ao centro-sul do Brasil entre esta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), provocando temporais em pelo menos quatro estados, segundo previsão da Climatempo. A instabilidade será reforçada pelo avanço de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, além da formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Região Sudeste.
A previsão aponta risco de formação de linhas de instabilidade, sobretudo no Paraná e em São Paulo, com potencial para ventos intensos e queda de granizo. As rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h nesses estados, o que eleva o risco de danos estruturais e quedas de árvores.
Há alerta para a possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, principalmente em áreas de encosta, devido ao volume elevado de chuvas previsto para o período. Há também o risco de queda de galhos e árvores por conta dos ventos fortes. A população das áreas afetadas deve manter atenção redobrada e acompanhar os avisos da Defesa Civil.
1
15:40, 23 Jun
28
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o Inmet, a previsão indica um volume de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia.
A informação foi divulgada pela APAC na noite de domingo, 22 de junho.
A população deve ficar atenta e seguir a orientação da Defesa Civil de seu município.
mais notícias
+