20 de março de 2025 às 10:32 - Atualizado às 10:32
Chuvas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na quarta-feira, 19 de março, um alerta de chuvas intensas com grau de severidade classificado como "perigo potencial" para 12 municípios das regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco. A previsão é válida até esta quinta-feira, 20.
Segundo o órgão, os acumulados podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, os ventos devem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h, o que aumenta o risco de transtornos.
As cidades que estão sob aviso meteorológico são: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Exu, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, Serra Talhada, Tabira e Verdejante.
Diante do cenário previsto, o Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas para reduzir os riscos associados às chuvas e rajadas de vento. Entre as orientações estão:
Antes da chuva e dos ventos fortes:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira, 20 de março, um alerta de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) para regiões de Minas Gerais e Espírito Santo. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Áreas Afetadas:
Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense, Sul Espírito-santense, Jequitinhonha, Noroeste Fluminense, Vale do Mucuri, Norte Fluminense, Metropolitana de Belo Horizonte, Centro Fluminense.
4
10:58, 27 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com a agência, a confluência de umidade favorece a precipitação em Pernambuco.
A informação inicial da agência, que previa apenas pancadas isoladas de intensidade de fraca para intermediária, foi retirada do ar após a alteração no cenário climático.
A expectativa é de pancadas fortes de precipitação e rajadas de vento, principalmente nas áreas mais atingidas pela instabilidade do tempo.
mais notícias
+