A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) informa que, na manhã desta quinta-feira, 4 de março, fez a abertura, em 70 centímetros, de uma das comportas da barragem de Lagoa do Carro, mais comumente conhecida como Barragem de Carpina.

A intervenção será mantida e monitorada até que sejam liberadas vazões na ordem de 32 metros cúbicos d’água por segundo, a fim de que o volume do reservatório atinja a cota de 108,8 metros – conforme protocolo para Operações de Sistemas de Controle de Cheias das Bacias Hidrográficas dos rios Capibaribe e Una, estabelecido por nossa vinculada, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A ação deverá reduzir o volume do reservatório de forma gradual, sem que haja impacto significativo nos níveis do Rio Capibaribe.

Também foi necessário interditar a rodovia PE-50, especificamente na ponte do Cumbe, localizada no trecho Limoeiro – Feira Nova, até que seja atingida a cota de segurança de acumulação da barragem, de modo que o fluxo na ponte não traga riscos a pedestres e motoristas.

A operação é coordenada pela SRHS-PE, por meio de sua Gerência de Segurança de Barragens, com apoio da Apac, Compesa e DER.

Da redação do Portal com informações da Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco