As previsões meteorológicas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertaram para chuvas moderadas nesta quinta-feira, 4 de abril.

No entanto, os valores registrados ultrapassaram as expectativas, levando várias regiões do estado a entrar em Estado de Atenção.

A Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão estão sob alerta devido ao volume de chuvas acima do previsto.

Essa situação foi ocasionada pelos ventos em baixos níveis atmosféricos, que estão contribuindo para o aumento da convergência de umidade e a formação de nuvens convectivas em todo o território pernambucano.

Desde o início da manhã desta quarta-feira (4), as pancadas de chuva têm sido registradas em diversas áreas do estado e a previsão é de que essas condições climáticas persistam ao longo do dia.

A Apac informa que a população deve ficar atenta aos possíveis impactos das chuvas, como alagamentos, deslizamentos de terra e inundações. Medidas preventivas devem ser adotadas, especialmente em áreas de risco.

As autoridades também recomendam que os moradores sigam as orientações dos órgãos competentes e estejam preparados para lidar com eventuais situações de emergência.