Apac avisa para previsão de chuva em Pernambuco. Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, 14 de março, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou que a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem influenciado o clima em Pernambuco e provocado pancadas de chuva em diversas regiões do estado.
A previsão da Apac indica pancadas de chuva com intensidade moderada (pontualmente forte) a partir desta sexta (14) e ao longo do sábado (15). A condição meteorológica deve continuar favorecendo precipitações, especialmente na Mata Norte e na Região Metropolitana do Recife.
Os efeitos da ZCIT não se limitam a essas áreas. O litoral pernambucano também deve registrar chuvas localizadas, variando de intensidade fraca a moderada. No Agreste, a previsão indica precipitações isoladas, embora com menor frequência em relação às demais regiões.
Meteorologistas explicam que a Zona de Convergência Intertropical é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas no Nordeste.
O fenômeno ocorre devido ao encontro de ventos alísios vindos do hemisfério norte e do hemisfério sul, formando uma faixa de nebulosidade que pode resultar em chuvas volumosas.
As fortes chuvas que atingiram o Grande Recife no dia 10 de fevereiro, resultando na morte de sete pessoas, quase deixou mais uma vítima fatal. Pois, Maria Adriana Lima, uma mulher de 45 anos, foi surpreendida por um buraco aberto, coberta pela água, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.
O acidente ocorreu na última quarta-feira, 5 de fevereiro, por volta das 9h14, enquanto Adriana caminhava pela Rua Nossa Senhora do Carmo, em direção ao colégio onde seu filho estudava.
A princípio, a mulher não percebeu a galeria aberta, oculta pela enchente. Sendo assim, com a água já na altura do joelho, a correnteza a derrubou e ela caiu na galeria, sendo completamente submersa. Portanto, durante três minutos, ela lutou para voltar à superfície, sem conseguir respirar.
Ao contar o ocorrido, a mulher relatou a tensão do momento. Ela descreveu como nadou contra a forte correnteza, que empurrava a água para dentro do duto.
A câmera de segurança instalada em um imóvel próximo registrou o acidente. Nas imagens, é possível ver Adriana caminhando lentamente, com uma sombrinha nas mãos, quando a água a puxa. Foi uma situação muito perigosa para qualquer mulher.
O registro da queda foi às 9h14. Apenas três minutos depois, às 9h17, Adriana conseguiu erguer a cabeça e sair da água. Ela, visivelmente abalada, retornou para sua casa, ainda recuperando o fôlego da luta pela vida.
3
17:27, 18 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
A instabilidade se estende com chance pontual de volumes pontuais expressivos que podem atingir até 100 mm até amanhã (18).
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), publicou um alerta na noite da quarta-feira, 16 de abril.
A previsão da Agência foi feita na noite da quarta-feira, 16 de abril.
mais notícias
+