25 de novembro de 2024 às 19:18 - Atualizado às 19:36
Chuva Foto: Inmet
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou nesta segunda-feira, 25 de novembro, a continuidade das instabilidades associadas ao avanço de uma frente fria favorecendo pancadas de chuva nas regiões do Sertão de São Francisco e de Pernambuco de intensidade moderada a forte até a terça-feira (26).
O sistema também poderá atingir algumas áreas do Agreste Meridional na noite desta segunda-feira com intensidade moderada.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), registrou no município de Petrolina, localizado no Sertão de Pernambuco, a maior chuva, em outubro deste ano, em um único dia dos últimos 30 anos. O volume pluviométrico atingiu 117 mm até às 5h da manhã.
Os bairros mais afetados foram José e Maria, com 117 mm, Gercino Coelho, com 116 mm, Jardim São Paulo, que registrou 98 mm, e Cohab Massangano, com 102,4 mm. A Defesa Civil informou que esse volume de precipitação não era esperado para a cidade.
Após a histórica chuva, a prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), iniciou serviços emergenciais de limpeza e drenagem. As equipes trabalharam ao longo do dia para minimizar os impactos causados pelo grande volume de água.
Entre as ações, a gestão municipal destacou a drenagem da Lagoa do Jatobá, uma área crítica em períodos chuvosos. As principais ocorrências atendidas incluíram alagamentos de ruas, obstrução de vias e invasão de água em algumas residências.
No mesmo dia, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Ao todo, mais de 50 Agentes de Combate às Endemias atuarão nos bairros Terras do Sul, Vila Eduardo, Vila Eulália, Vila Mocó, Antônio Cassimiro, Jardim Amazonas e Alto do Cocar. A ação tem como objetivo visitar os domicílios e orientar os moradores sobre recipientes que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito.
2
3
02:59, 26 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
Previsão indica pancadas com intensidade de moderada a potencialmente forte entre a noite desta terça (21) e madrugada e manhã da quarta-feira (22).
Uma faixa que se estende do norte do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, passando por 21 estados e pelo Distrito Federal, tem previsão de altos volumes neste domingo (19).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do país, abrangendo 19 estados.
mais notícias
+