Pernambuco, 26 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Apac renova ESTADO DE ATENÇÃO e alerta para CHUVA FORTE nesta terça (26); SAIBA ONDE

Segundo o órgão, a situação se dá por conta da continuidade das instabilidades associadas ao avanço de uma frente fria em algumas regiões de Pernambuco.

25 de novembro de 2024 às 19:18   - Atualizado às 19:36

Chuva

Chuva Foto: Inmet

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou nesta segunda-feira, 25 de novembro, a continuidade das instabilidades associadas ao avanço de uma frente fria favorecendo pancadas de chuva nas regiões do Sertão de São Francisco e de Pernambuco de intensidade moderada a forte até a terça-feira (26).

O sistema também poderá atingir algumas áreas do Agreste Meridional na noite desta segunda-feira com intensidade moderada.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by APAC (@apac_oficial)

Volume alto de chuva

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), registrou no município de Petrolina, localizado no Sertão de Pernambuco, a maior chuva, em outubro deste ano, em um único dia dos últimos 30 anos. O volume pluviométrico atingiu 117 mm até às 5h da manhã. 

Os bairros mais afetados foram José e Maria, com 117 mm, Gercino Coelho, com 116 mm, Jardim São Paulo, que registrou 98 mm, e Cohab Massangano, com 102,4 mm. A Defesa Civil informou que esse volume de precipitação não era esperado para a cidade.

Após a histórica chuva, a prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), iniciou serviços emergenciais de limpeza e drenagem. As equipes trabalharam ao longo do dia para minimizar os impactos causados pelo grande volume de água.

Entre as ações, a gestão municipal destacou a drenagem da Lagoa do Jatobá, uma área crítica em períodos chuvosos. As principais ocorrências atendidas incluíram alagamentos de ruas, obstrução de vias e invasão de água em algumas residências.

No mesmo dia, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Ao todo, mais de 50 Agentes de Combate às Endemias atuarão nos bairros Terras do Sul, Vila Eduardo, Vila Eulália, Vila Mocó, Antônio Cassimiro, Jardim Amazonas e Alto do Cocar. A ação tem como objetivo visitar os domicílios e orientar os moradores sobre recipientes que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:59, 26 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Chuva
Alerta

APAC avisa sobre CHUVA em três REGIÕES de PERNAMBUCO nas próximas horas; veja os locais

Previsão indica pancadas com intensidade de moderada a potencialmente forte entre a noite desta terça (21) e madrugada e manhã da quarta-feira (22).

Inmet prevê chuvas
Previsão

CHUVAS INTENSAS colocam maior parte do país em ALERTA, diz Inmet

Uma faixa que se estende do norte do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, passando por 21 estados e pelo Distrito Federal, tem previsão de altos volumes neste domingo (19).

Inmet
TEMPO

INMET prevê chuvas intensas em 19 estados até este sábado (18); SAIBA QUAIS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do país, abrangendo 19 estados.

mais notícias

+

Newsletter