Continua após a publicidade:

Ronaldo Souza, mais conhecido como Gato Galáctico, um youtuber popular no Brasil entre o público infantil, causou polêmica ao postar uma foto em suas redes sociais na quinta-feira, 27 de junho.

Na foto, ele aparece bebendo leite cru, com a legenda:

Continua após a publicidade:

Essa publicação ocorreu logo após o Supremo Tribunal Federal descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. A venda de leite cru é proibida no Brasil desde 1969, por questões de saúde pública.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

Contudo, a postagem foi vista por alguns internautas como mais do que uma crítica à legislação. O youtuber foi acusado de usar um “apito de cachorro”, uma expressão para indicar mensagens sutis ou codificadas com conotações racistas, xenofóbicas ou discriminatórias, entendidas por grupos supremacistas e neonazistas como comunicação velada.

O consumo de leite cru tem sido associado a códigos usados por supremacistas brancos. Gato Galáctico, contudo, nega categoricamente que essa tenha sido sua intenção.

No X, antigo Twitter, a postagem tornou-se um dos tópicos mais discutidos. Com a crescente repercussão negativa, muitos usuários da rede começaram a questionar as motivações por trás do post de Gato Galáctico.

Inicialmente, o youtuber não respondeu diretamente às acusações de usar um “apito de cachorro”. Em vez disso, ele usou a atenção gerada pelo post para compartilhar uma mensagem religiosa:

Continua após a publicidade:

Contudo, nesta sexta-feira (28), Gato Galactico esclareceu no X que houve um mal-entendido.

Continua após a publicidade:

“Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neo-nazistas.

Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação. No meu canal, temos um compromisso diário com a mensagem que é transmitida a todos que nos acompanham e em hipótese alguma permitirei a disseminação de informações falsas.

Agradeço ao carinho e compreensão de todos.”