11 de dezembro de 2023 às 08:19
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamentou a morte trágica, neste domingo, 10 de dezembro, de 9 pessoas no acampamento Terra e Liberdade, localizado em Parauapebas, no Sul do Pará, durante incêndio provocado por um curto-circuito na rede elétrica.
Segundo a assessoria do movimento, uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta-tensão de energia: “essa descarga elétrica produziu incêndio e entrou na casa das pessoas através da rede de eletricidade e da cerca que dividia o acampamento”.
Das nove vítimas, seis são acampados e três são servidores da empresa de internet. O número das vítimas, entretanto, pode aumentar.
Veja o registro feito pelo movimento:
Em nome da direção do MST, Rodrigues se solidarizou com as famílias das vítimas. O diretor anunciou que amanhã (11) haverá o enterro coletivo das vítimas.
Na tarde deste domingo (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o acidente e se solidarizou com os familiares das vítimas, em nota divulgada pela Presidência da República.
Confira a íntegra:
"Meus sentimentos e solidariedade aos técnicos e aos acampados do Terra e Liberdade, em Paraupebas, no Pará, pelo acidente em uma linha de transmissão seguido de um incêndio no acampamento que deixou mortos e feridos. Estamos trabalhando para avançar na retomada da reforma agrária, com a identificação de terra públicas disponíveis, para, após anos de paralisação, dar oportunidade de trabalho e produção para famílias do campo".
1
2
16:00, 16 Nov
29
°c
Fonte: OpenWeather
A partir de 23 de novembro, Banco Central ativa MED2.0 para rastrear caminhos de golpes e bloquear valores intermediários.
Recursos vão financiar regularização fundiária, bioeconomia e desenvolvimento de baixo carbono em 27 municípios paraenses durante cinco anos.
Manifestação na capital paraense destacou demandas por justiça climática e financiamento direto para povos da floresta durante conferência.
mais notícias
+