Durante as festas juninas, realizadas em honra a santos populares como São João, São Pedro e Santo Antônio, uma prática tradicional se destaca entre os participantes: as simpatias.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

SIMPATIAS FORTES E RÁPIDAS

Existem vários tipos de simpatias, dos mais variádos tipos. No São João, uma bem conhecida é a simpatia para saber quem será seu amor.

Continua após a publicidade:

A simpatia requer uma bacia com água, pedaços de papel e uma caneta. Os interessados devem fazer o seguinte procedimento:

  • Escrever em cada pedaço de papel o nome de uma pessoa pela qual têm interesse ou de amigos(as) (que estejam solteiros!!!).
  • Dobre os papéis e coloque-os na bacia com água para que flutuem durante a noite de São João, entre os dias 23 e 24 de junho.
  • Na manhã seguinte, verifica-se qual dos papéis se desdobrou ou se aproximou da borda da bacia.

Segundo a tradição, o nome que estiver nesse papel será o do futuro namorado ou namorada da pessoa que realizou a simpatia.

CULTURA BRASILEIRA

As simpatias de São João são práticas populares no Brasil e fazem parte das celebrações juninas. Estas festas são marcadas por danças, comidas típicas e diversas tradições folclóricas.

As pessoas realizam essas práticas, em especial, com o objetivo de obter respostas ou revelações sobre o futuro, especialmente em questões amorosas.

Se você não acredita nas simpatias de São João, não se preocupe. Estas tradições fazem parte do folclore e da cultura popular brasileira, e as pessoas as realizam com um espírito de diversão e esperança.

Continua após a publicidade: