Partido dos Trabalhadores (PT). Foto: Reprodução
O Partido dos Trabalhadores realiza neste domingo, 6 de julho, a votação no primeiro turno do Processo de Eleição Direta – PED 2025 para a renovação das direções municipais, estaduais e nacional do partido. No caso de necessidade de um segundo turno, a data já estabelecida é 20 de julho.
O processo permite que os próprios filiados elejam diretamente seus dirigentes municipais, estaduais e nacionais, num exercício amplo de participação política interna.
O processo de votação ocorre das 9h às 17h nos diretórios municipais do PT respeitando o fuso horário de cada região. Brasileiros (as) filiados (as) ao partido que residem no exterior também poderão votar para a chapa nacional e para a presidência nacional.
O mandato dos membros efetivos e suplentes das direções partidárias eleitas no Processo de Eleição Direta, dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética eleitos é de quatro anos.
As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), além de cotas de, no mínimo, 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos de idade e pessoas negras ou indígenas nas chapas, delegações e instâncias de direção.
Estão aptos a votar no primeiro turno das eleições internas um total de 2.959.823 filiados e filiadas, conforme registro atualizado no Sistema de Filiação (Sisfil) do partido.
1
2
3
05:52, 13 Jul
22
°c
Fonte: OpenWeather
O decreto do governo federal, já encaminhado pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil em dezembro de 2024, prevê a adoção de um novo padrão.
Vale lembrar que o governo do petista defende a bandeira do corte de gastos e da responsabilidade fiscal.
A mobilização foi impulsionada por parlamentares e apoiadores da direita como uma reação direta à campanha "Defenda o Brasil", lançada por Lula.
mais notícias
+