18 de setembro de 2024 às 18:13 - Atualizado às 18:28
Abono salarial PIS/PASEP Foto: Reprodução/ Internet
No Brasil, um recurso financeiro essencial tem se destacado como uma importante ajuda para milhões de trabalhadores: o PIS/PASEP. Esse benefício, disponível tanto para colaboradores de empresas privadas quanto para servidores públicos, pode representar um incremento significativo no orçamento familiar, proporcionando estabilidade financeira em momentos cruciais.
O calendário de pagamentos do PIS/PASEP organiza-se conforme o mês de nascimento de cada trabalhador, iniciando em fevereiro e indo até agosto.
Neste ano, o prazo final para sacar o abono salarial referente ao ano-base 2022 termina no dia 27 de dezembro para os trabalhadores que ainda naão receberão o benefício. Após a data limite estipulada, as parcelas não pagas serão devolvidas ao fundo de Amparo ao Trabalhor (FAT).
Caso o trabalhador não receba o abono até a data limite, o processo de recuperação do dinheiro passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.
Para verificar o saldo do PIS, será preciso acessar o site da Caixa Econômica Federal, e baixar o aplicativo "Caixa Trabalhador", disponível para Android e IOS. Após fazer o login com seu CPF, procure pela opção "Consultar saldo do PIS". Para consultar o saldo do PASEP, é preciso baixar o aplicativo do Banco do Brasil, ir no menu e escolher a opção "Consultar o saldo".
O saque do abono salarial vai variar de acordo com a inscrição do trabalhador. O PIS é para trabalhadores ligados a empresas privadas e o PASEP aos servidores de entidades públicas.
Integrantes dessa inscrição e que são clientes da Caixa Econômica Federal, podem realizar o saque através da conta corrente, poupança ou digital. Nesse caso, o valor cai diretamente na conta. Para os que não são clientes Caixa, o saque deve ser feito pelo aplicatico Caixa Tem. Dentro do aplicativo, você pode verificar o valor do benefício e escolher a opção "Saque sem Cartão", que gera um código para sacar os fundos em agências da Caixa, terminais de autoatendimento, lotéricas ou locais conveniados da Caixa Aqui. Se o cidadão também não utilizar o Caixa Tem, existe a opção de comparecer em uma agência da Caixa, apresentar a carteira de identidade e soliticar o pagamento.
Integrantes dessa inscrição podem realizar o saque pelo Banco do Brasil. O valor é depositado diretamente na conta corrente ou poupança. Para aqueles que possuem conta em outros bancos, podem solicitar a transferência eletrônica (TED) para a sua conta pessoal através do Portal de Serviços para o Cidadão, fazendo login com uma conta prata ou ouro no Gov.br. Outra possiblidade é sacar o benefício pessoalmente em agências do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento oficial de identificação.
1
2
3
4
00:58, 16 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
O sindicalista disse que caso não haja abertura de diálogo, os trabalhadores estudam fazer uma greve de mais dias, a ser decidida na próxima semana em assembleia.
Os dados revelam, ainda, que no mesmo período foram registrados 3.463 casos de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), sendo este o melhor resultado dos últimos dez anos nesse indicador.
A corporação informou que a investigação está sob sigilo, mas confirmou que ela era considerada foragida.
mais notícias
+