Novas ambulâncias para o SAMU 192. Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
Com o objetivo de renovar da frota do SAMU 192 em Pernambuco, o Ministério da Saúde entregou mais 11 novas ambulâncias para o estado.
O quantitativo faz parte da entrega de 167 ambulâncias para fortalecer os serviços em 138 municípios das regiões Nordeste e Norte, sendo o estado de Roraima beneficiado nesta última.
A medida contribui para agilizar o atendimento em urgências e emergências, reduzindo o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a cerimônia de entrega das ambulâncias, na quinta-feira, 5 de maio, na Bahia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o trabalho do governo para levar atendimento a todo o país e reduzir o tempo de espera.
“Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o SAMU. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, ressaltou.
Essa entrega foi viabilizada por meio do Novo PAC Seleções e conta com um investimento de R$ 48,5 milhões para renovar a frota e ampliar a capacidade de resposta do SAMU 192.
Ao todo, o Governo Federal garantiu 2.223 novas ambulâncias do SAMU 192 — volume seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando 366 unidades foram entregues à população.
Com essa expansão, mais de 6,1 milhões de pessoas passaram a ter acesso ao atendimento de urgência. Atualmente, o SAMU 192 conta com mais de 4,3 mil veículos em circulação e chega a 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 municípios.
Também houve uma importante renovação dos veículos em circulação. Da entrega total desta gestão, 1.917 unidades renovaram a frota dos estados e municípios, representando 49,6% dos veículos habilitados e em atividade.
São ambulâncias que estavam com 15 anos de uso e necessitavam de manutenção. Mas, agora estão novas, seguras e prontas para um atendimento de qualidade.
Com planejamento e investimento contínuo, o Ministério da Saúde trabalha para universalizar o SAMU até o fim de 2026. A meta é entregar mais 2,3 mil ambulâncias até 2026, sendo 1,3 mil previstas para 2025.
2
3
4
18:46, 19 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
O acusado estava preso pelos atos golpistas por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
A declaração foi feita durante entrevista ao podcast Mano a Mano, comandado pelo rapper Mano Brown.
Em seu lugar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou lo ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias.
mais notícias
+