28 de outubro de 2024 às 18:29 - Atualizado às 18:56
Eleições 2024. Foto: Portal de Prefeitura
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta segunda-feira, 28 de outubro, os resultados das eleições municipais de 2024. Um dia após o pleito, Bolsonaro concedeu uma entrevista à CNN, na qual afirmou que "a vitória foi do povo conservador", referindo-se aos prefeitos eleitos pelo país.
Bolsonaro também comentou o resultado da eleição em São Paulo e criticou o desempenho do PT em diversas regiões do Brasil.
“Em São Paulo, foi muito bom. A vitória foi do povo conservador, da direita, do povo de bem. Eu estou feliz! Cada vez mais a população se afasta do mal, do vermelho, que aflige o mundo todo. O PT morreu. Já desceram o caixão. Só falta jogar a terra na catacumba”, disse o ex-presidente.
Nas eleições municipais de 2024, o PL e o PT se destacaram em uma disputa acirrada nas capitais. O PL, partido de Jair Bolsonaro, saiu vitorioso em quatro capitais, incluindo Aracaju, Cuiabá, Maceió e Rio Branco. O destaque da legenda foi a vitória em Cuiabá, onde Abílio Brunini conquistou 53,80% dos votos válidos.
Já o PT, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, celebrou uma vitória significativa em Fortaleza, em uma das disputas mais apertadas do segundo turno. Evandro Leitão foi eleito com 50,38% dos votos, marcando a primeira capital conquistada pelo partido neste pleito.
Ambas as legendas enfrentaram-se diretamente em duas capitais: Cuiabá e Fortaleza, cada uma levando uma vitória.
Além disso, em uma análise das coligações, o PL e o PT foram adversários em três capitais durante o segundo turno.
Todos os vencedores nas capitais em que o PL de Bolsonaro disputou as eleições foram apoiados por ele. Em Natal, Paulinho Freire, do União Brasil, levou a melhor com 55,34% dos votos válidos. Em Porto Alegre, Sebastião Melo, do MDB, venceu com 61,53% dos votos, e em São Paulo, Ricardo Nunes, também do MDB, conquistou 59,38% dos votos.
Essas vitórias destacam a influência do ex-presidente nas eleições municipais, com seus candidatos saindo vitoriosos em diversas localidades.
No total, MDB e PSD se destacaram como os partidos com mais prefeitos eleitos entre as capitais, cada um conquistando cinco cidades. A lista de governantes reflete um cenário de forte concorrência e um equilíbrio de forças, com o PL e o PT emergindo como protagonistas em um ambiente político em transformação.
MDB: Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP)
PSD: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA)
PL: Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Maceió (AL), Rio Branco (AC)
União Brasil: Goiânia (GO), Natal (RN), Salvador (BA), Teresina (PI)
Podemos Palmas: (TO), Porto Velho (RO)
PP: Campo Grande (MS), João Pessoa (PB)
Avante: Manaus (AM)
PSB: Recife (PE)
PT: Fortaleza (CE)
1
3
4
08:17, 11 Nov
26
°c
Fonte: OpenWeather
Foram ao menos 27 disparos efetuados por dois criminosos, segundo informações da perícia.
Os policiais e a namorada da vítima também tiveram os seus celulares apreendidos.
Os agentes informaram que um dos carros usados por eles teria supostamente apresentado um falha mecânica.
mais notícias
+