Pernambuco, 11 de Novembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

NEGLIGÊNCIA no controle de exames pode ter LIBERADO órgãos infectados por HIV

A polícia analisa se o descaso tem a ver com redução de custo.

14 de outubro de 2024 às 16:19   - Atualizado às 17:28

Fachada de Laboratório.

Fachada de Laboratório. Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Polícia Civil investiga se negligência no controle de qualidade do laboratório PCS Labs seria o motivo dos erros nos exames que liberaram, para transplante, órgãos infectados com o vírus HIV. Os órgãos foram considerados, pelo laboratório, como livres do vírus e, portanto, considerados aptos para os transplantes em seis pacientes, que acabaram infectados pelo vírus causador da aids.

Segundo o delegado André Neves, as investigações detectaram negligência na checagem da validade dos reagentes, ou seja, dos produtos químicos que reagem com o sangue contaminado e indicam a presença do vírus. Caso estejam fora da validade, esses insumos podem ser ineficazes na detecção do HIV e resultar em um exame falso negativo.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O objetivo era reduzir custos e aumentar o lucro do laboratório, segundo Neves.

"Era feita uma análise qualitativa diária nos reagentes, até dezembro. Depois disso, essa análise passou a ser semanal.  A ideia era diminuir o custo [para o laboratório]. Quando você diminuiu o custo, aumentou o risco. A pessoa que determinou isso [o espaçamento das checagens dos reagentes] será devidamente responsabilizada criminalmente", disse o delegado, que é diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil. “Houve quebra do controle de qualidade que visou o lucro, deixando de lado a segurança dos testes”

Leia Também

O titular da Delegacia do Consumidor, Wellington Oliveira, diz que há outras hipóteses sendo investigadas, inclusive a emissão de laudos falsos. A Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira, 14 de outubro, 11 mandados de busca e apreensão e dois de prisão: Walter Vieira, que é um dos sócios do laboratório, e um técnico. Outros dois alvos de mandado de prisão estão foragidos, segundo Oliveira. 

Polícia investiga o Laboratório 

Policiais civis do Rio de Janeiro fazem, nesta segunda-feira, 14 de outubro, uma operação para apurar a suspeita da emissão de laudos falsos feitos pelo laboratório PCS Saleme. Ele é investigado pela responsabilidade no transplante de órgãos infectados por HIV em seis pessoas.

Agentes do Departamento Geral de Polícia Especializada cumprem hoje 11 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão no Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, onde o laboratório está sediado.

De acordo com o governo do estado, um dos sócios do laboratório, Walter Vieira, foi preso na ação desta segunda-feira. O laboratório tinha contrato assinado com a Fundação Saúde, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, para realizar exames de análises clínicas e de anatomia patológica em todas as unidades da rede.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O contrato foi assinado em dezembro de 2023, mas foi suspenso pela secretaria após a divulgação de informações sobre a contaminação de pacientes transplantados.

Falsificação


A Delegacia do Consumidor também investiga se o laboratório falsificou laudos em outros casos.

“Determinei imediatamente a instauração de inquérito, atendendo determinação do governador para que os fatos fossem investigados com maior rigor e rapidez. Conseguimos elementos para representar pelas cautelares junto à Justiça em tempo recorde, para que os culpados sejam punidos com a maior celeridade”, afirmou o secretário estadual de Polícia Civil, Felipe Curi, por meio de nota.

Por meio de nota, as defesas de Walter e Mateus Vieira, sócios do PCS Lab Saleme, repudiaram “com veemência a suposta existência de um esquema criminoso para forjar laudos dentro do laboratório, uma empresa que atua no mercado há mais de 50 anos. Ambos prestarão todos os esclarecimentos à Justiça”, disseram.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

08:20, 11 Nov

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Morre motorista de aplicativo que foi baleado em tiroteio.
Falecimento

Morre motorista de aplicativo que foi ferido em ASSASSINATO de empresário ligado ao PCC

Foram ao menos 27 disparos efetuados por dois criminosos, segundo informações da perícia.

Polícia afasta agentes que faziam a segurança de empresário morto.
Apuração

Polícia AFASTA agentes que faziam a SEGURANÇA de empresário ligado ao PCC que foi ASSASSINADO

Os policiais e a namorada da vítima também tiveram os seus celulares apreendidos.

Morte de empresário ligado ao PCC.
Situação

PMs que escoltavam EMPRESÁRIO ligado ao PCC ficaram em POSTO DE GASOLINA em vez de irem ao aeroporto

Os agentes informaram que um dos carros usados por eles teria supostamente apresentado um falha mecânica.

mais notícias

+

Newsletter