Alerta

Ministério da saúde adverte: risco em epidemia de Dengue

Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de dengue e orienta sobre medidas preventivas contra mosquitos transmissores.

Dengue Ministério saúde
Mosquito da dengue. Foto: divulgação/MS

Último balanço do Ministério da Saúde mostra que casos da Dengue no Brasil aumentaram em relação ao ano passado. O crescimento dos registros foi de 15% e de 5% para mortes. 

Além disso, o Ministério fez um alerta: pode haver epidemia de dengue no Centro-Oeste, no Sudeste, principalmente, Minas e Espírito Santo, e Paraná no Sul país. Principalmente, com a chegada do verão e o período de chuvas.

Apesar da vacina contra a dengue estar em estágio avançado para ser incorporada ao SUS, o Sistema Único de Saúde, ela ainda não está disponível na rede pública, apenas na rede particular.

Então, a melhor forma de combater a doença, e outras como a Chikungunya, a Zika e a Febre Amarela, é não deixar o mosquito que transmite essas doenças se reproduzir.

Isso se faz descartando a água parada, onde ele se reproduz. Então, elimine a água parada, por exemplo, em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e tampas de garrafas.

Além disso, para evitar a picada do mosquito, você pode usar roupas que cubram bem a pele, principalmente pela manhã quando os mosquitos são mais ativos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. E o uso de mosquiteiros pode ser uma boa proteção pra bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.