13 de março de 2025 às 14:06 - Atualizado às 14:18
Lua de Sangue poderá ser vista de todo o Brasil na madrugada desta sexta (14) Foto: Reprodução
A madrugada do dia 13 para o dia 14 de março reserva um fenômeno natural conhecido como "Lua de Sangue". Tecnicamente chamado de eclipse lunar total, ele ficará visível tanto para a América do Norte quanto para a América do Sul, algo que não acontecia desde 2022. As pessoas conseguirão admirar o eclipse a olho nu, mas a recomendação dos especialistas é o uso de binóculos e telescópios.
Além de ficar visível para as Américas, observadores da Europa Ocidental terão a chance de ver a lua se pôr ainda eclipsada. Já na Oceania, as pessoas conseguirão ver a Lua nascer sem interferência da Terra.
Tendo cinco fases, a lua de sangue promete ser visível em todas as regiões do Brasil. Com o fenômeno começando às 2h09, tendo ápice às 3h58.
O eclipse total da lua acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando a própria sombra sobre o satélite. O fenômeno dura 65 minutos, e é conhecido como "Lua de Sangue" pelo tô avermelhado que a Lua assume.
O ano de 2025 terá um calendário astronômico repleto de eventos observáveis no Brasil. Serão superluas, eclipses lunares, conjunção de astros e chuvas de meteoros que poderão ser vistos sem a necessidade de qualquer equipamento.
Além do calendário, a publicação traz mapas celestes, tabela de fases da Lua e seções de apresentação de projetos e pesquisa em astronomia.
Haverão muitos fenômenos interessantes neste ano, que poderão ser vistos a olho nu em todo o país, começando já no dia 15 de janeiro, quando ocorrerá a aproximação da Terra com planeta Marte.
Assim como a visualização de Marte mais perto da Terra, o primeiro semestre do ano também reserva vários outros espetáculos de observação visual sem binóculos ou telescópios. Como um eclipse lunar total na madrugada do dia 14 de março e uma conjunção entre Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio nas primeiras horas do dia 25 de abril.
Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Josina Nacimento, o eclipse lunar será visível no Brasil, em todas as suas fases: penumbral, parcial, total e depois novamente parcial e penumbral.
1
3
4
10:46, 21 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
O petista destacou a trajetória do pontífice, mencionando sua atuação em pautas como mudanças climáticas e críticas aos modelos econômicos.
O ex-presidente passou por um procedimento no domingo anterior (13), com duração de 12 horas, para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.
Quem trabalhou com carteira assinada em 2023 pode receber o benefício; veja se você tem direito, valores e calendário de pagamento.
mais notícias
+