Pernambuco, 10 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

INSS inicia pagamento do mês de setembro para quem recebe acima do salário mínimo

Atualmente, Cerca de 40 milhões de beneício são destinados a aposentados, pensionistas e titulares de auxílios.

01 de outubro de 2024 às 11:50   - Atualizado às 11:54

Previdência Social.

Previdência Social. Foto: Reprodução/INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta terça-feira, 1º de outubro, o calendário de setembro para quem recebe acima do salário mínimo (R$ 1.412) e tem o cartão de benefício terminado em 0 e 6.

Em nota, o INSS informou que paga, atualmente, 40 milhões de benefícios a aposentados, pensionistas e titulares de auxílios. Para saber a data do pagamento, basta verificar o número final do cartão, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Fake news

O instituto alertou que circula nas redes sociais boato de que o adiantamento do calendário de pagamentos para moradores do Rio Grande do Sul foi suspenso. “É falso! Os créditos serão feitos no primeiro dia do calendário enquanto perdurar o estado de calamidade pública no estado”.

Para o restante do país, vale o cronograma oficial do INSS, com os depósitos sendo realizados de acordo com o valor a receber e o dígito final do benefício. 

Entenda como funciona o pagamento

O INSS paga mensalmente cerca de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais. No entanto, nem todo mundo recebe o dinheiro na mesma data do mês, o que, às vezes, pode causar dúvidas nos segurados e beneficiários.

As datas de pagamento podem variar, a depender de alguns fatores, a exemplo do tipo de benefício. De acordo com o INSS, o calendário dos depósitos é divulgado no ano anterior ao ano de referência, para que os beneficiários saibam as datas de quando irão receber seu dinheiro.

Leia Também

O calendário de pagamentos é organizado de maneira que, inicialmente, sejam efetuados os depósitos para quem recebe até um salário mínimo. Logo após, são pagos aqueles com valores superiores a esse limite, com base no número do benefício (NB).

Como consultar?

Para saber o dia correto do seu pagamento, você primeiro precisa saber o número do seu benefício. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue o padrão de 10 dígitos no seguinte formato:

Número do Benefício (NB): 999.999.999-9

O número a ser observado será o que se encontra em negrito, ou seja, o penúltimo algarismo.

Além dessa informação, também é necessário observar que as datas são divididas pelo pagamento de benefícios de um salário mínimo, e acima do salário mínimo.

Agora em setembro, por exemplo, os pagamentos para quem recebe até um salário mínimo vão começar no dia 24 de setembro e se estenderão até 7 de outubro.

Já para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo os pagamentos iniciarão no dia 1º de outubro e se estenderão até o dia 7/10.

Outras informações

- Quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício é no dia útil seguinte.

- O prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:30, 10 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Vírus Sars-CoV-2 (Covid-19).
Levantamento

COVID-19: casos em idosos aumentam 30% em Pernambuco e regiões Norte e Nordeste

Entre os óbitos causados pelo vírus, segundo dados da Fiocruz, o índice registrado foi de 63%.

Cartão do Bolsa Família.
Utilidades

BOLSA FAMÍLIA: o valor do meu benefício vai dobrar em outubro? DESCUBRA

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, este mês, aproximadamente 100 mil famílias poderão receber o dobro do valor do benefício.

Mulher que fingia ser filha de militar e exército.
Falsificação

Falsa filha de militar do Exército recebe pensão irregular e lucra R$ 4 MILHÕES com fraude

A farsa se estendeu por 33 anos, com início em 17 de outubro de 1988 até 31 de maio de 2022.

mais notícias

+