Pernambuco, 08 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

EXÉRCITO indicia CORONÉIS por carta CONTRA VITÓRIA de Lula nas Eleições 2022

O general Marco Antônio Freire Gomes, comandante da Força Terrestre na época, interpretou o documento como uma tentativa de pressioná-lo a apoiar um golpe de Estado.

01 de novembro de 2024 às 21:15   - Atualizado às 21:35

Exército brasileiro

Exército brasileiro Foto: Divulgação

O Exército Brasileiro indiciou três coronéis como parte de um inquérito que apura a origem de uma carta enviada ao comandante da Força em 2022.

O general Marco Antônio Freire Gomes, comandante da Força Terrestre na época, interpretou o documento como uma tentativa de pressioná-lo a apoiar um golpe de Estado após a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro (PL).

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Os militares indiciados são o coronel Anderson Lima de Moura, ainda na ativa, e os coronéis da reserva Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo.

Um quarto militar, o coronel ativo Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, também teve participação na autoria da carta, mas a investigação contra ele está suspensa devido a uma decisão judicial liminar.

Leia Também

O Inquérito Policial Militar em andamento pode ter mais desenvolvimentos, e cabe ao Ministério Público Militar decidir se apresentará ou não acusações após a conclusão da investigação.

Conforme reportado pela CNN, fontes do Exército indicaram que 37 militares ativos estiveram envolvidos na produção, assinatura ou disseminação da carta, todos submetidos a inquéritos conduzidos por seus comandantes diretos.

“Ademais, preocupa-nos a falta de imparcialidade na narrativa dos fatos e na divulgação de dados, por parte de diversos veículos de comunicação”, dizia a carta.

Desses, 26 foram punidos de acordo com o Regulamento Disciplinar do Exército (RDE), incluindo 12 coronéis, 9 tenentes-coronéis, um major, três tenentes e um sargento.

Os resultados da sindicância foram inicialmente divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo e posteriormente confirmados pela CNN.

A sindicância também encontrou indícios de crime na ação investigada, levando o comandante do Exército, general Tomás Paiva, a ordenar a abertura de um Inquérito Policial Militar, que menciona os quatro militares indiciados.

Militar condenado

O coronel do Exército José Placídio Matias dos Santos foi condenado a quatro meses de detenção, em regime aberto, por defender nas redes sociais que os militares dessem um golpe no dia 8 de Janeiro. Ele poderá recorrer em liberdade.

Quatro generais do Conselho Especial de Justiça Militar subscrevem a sentença com a juíza Flávia Ximenes Aguiar de Sousa.

A condenação foi decretada com base em no artigo 216 artigo do Código Penal Militar - "injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro" - com agravante de que a infração foi cometida na internet.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

03:28, 08 Dez

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos.
Declaração

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos

As falas ocorreram neste sábado, 7 de dezembro, após uma reunião fechada do diretório nacional do partido, em Brasília (DF), onde a cúpula realizou a votação de uma nova resolução política da legenda

A ocorrência e os envolvidos foram encaminhados para Delegacia, para prestarem outros esclarecimentos sobre a procedência do automóvel e onde será investigado o caso.
Incidente

Homem é detido pela PRF com carro furtado e afirma que veículo foi dado como pagamento de dívida

A ocorrência e os envolvidos foram encaminhados para Delegacia, para prestarem outros esclarecimentos sobre a procedência do automóvel e onde será investigado o caso.

Momento da prisão dos suspeitos.
Ação

CASO GRITZBACH: polícia prende três suspeitos de participar da execução do delator do PCC

No dia 8 de novembro, um tiroteio foi registrado, que resultou na morte do empresário Vinícius Lopes Gritzbach e de um motorista de aplicativo que estava trabalhando no local.

mais notícias

+

Newsletter