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Estaleiro Atlântico Sul se retrata sobre corte de 300 funcionários

04 de março de 2024 às 13:55

Na noite do último sábado, 2 de fevereiro, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) soltou uma nota sobre o corte de 300 funcionários.

De acordo com o EAS, devido ao desequilíbrio das condições contratuais com um cliente específico, viu-se obrigado a cortar 300 funcionários do seu quadro “até que sejam levadas a bom termo as negociações em curso”.

O EAS se tornou uma alternativa a reparos navais no Brasil, mas o contrato em questão envolve o negócio da oficina de estruturas metálicas.

Há três anos e meio em processo de Recuperação Judicial (RJ), o EAS reformulou seu modelo de negócio para reparo de embarcações.

Neste período, mais de 50 navios de tipos variados passaram pelo estaleiro situado no suape/">Porto de Suape, litoral sul de Pernambuco.

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A oficina, porém, é mais recente. Entrou em operação há pouco mais de um ano para produzir grandes estruturas metálicas e está em sua segunda encomenda.

O cliente em questão é do segmento naval offshore e ambas as partes entenderam que o contrato precisava ser repactuado.

Novos negócios no Estaleiro

Segundo Tanielle, a oficina do Estaleiro Atlântico Sul está apta a receber encomendas de variados setores, inclusive o de geração eólica.

O contrato anterior foi para produção de carreteis para reposição de cabos submarinos.

Com as encomendas para reparos de navios e as demandas da oficina, o EAS voltou a capacitar mão de obra local e seu banco já conta com mais de três mil currículos.

A atividade do EAS demanda mão de obra intensiva. A empresa conta com um grupo fixo de funcionários, mas a maioria dos trabalhadores ingressam com contratos temporários.

À frente do EAS está Roberto Brizola, engenheiro que atuou na antiga Camargo Correia (que depois da Lava Jato passou a se chamar Mover) e acompanhou o estaleiro desde o seu nascedouro.

Brizola vem conduzindo o EAS desde a saída de antiga CEO, Nicole Mattar. Segundo Tanielle Cavalcanti, o plano de recuperação judicial vem “cumprindo rigorosamente os prazos”.

A empresa não revelou o faturamento em 2023, mas disse que o faturamento tem crescido em média 50% ao ano desde o RJ.

O EAS iniciou suas atividades em outubro de 2007, tendo sido a primeira planta de indústria naval a funcionar em Pernambuco, ocupando uma área original de 100 hectares.

Em seu auge, chegou a empregar mais de 6.000 trabalhadores. Em 2019, entregou o navio Portinari à Transpetro, sua última encomenda.

Em 2023, o Estaleiro Atlântico Sul vendeu parte de sua área para a APM Terminals, di Grupo Maersk, implantar um terminal de contêineres no Porto de Suape.

Será o segundo terminal do porto pernambucano. A verba foi destinada ao pagamento de dívidas com credores.

Da redação do Portal com informações do Movimento Econômico

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