Pernambuco, 16 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Enem para presos começa nesta terça-feira (12)

12 de dezembro de 2023 às 13:19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica hoje, 12 de dezembro, e amanhã (13) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa que Inclua Privação de Liberdade (Enem PPL).

Neste ano, há 84.169 candidatos aptos a fazer as provas, informou o Inep. Nesse caso, o exame é aplicado dentro das próprias unidades prisionais ou socioeducativas.

Os órgãos de administração prisional foram os responsáveis por indicar as instituições para a realização do exame.

Aplicado desde 2010, o Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio.

A partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação, o exame permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Veja Também

Reaplicação do Enem

Hoje (12) e amanhã (13) também haverá a reaplicação do Enem para os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde para fazer o exame nos dias regulares (5 e 12 de novembro).

Tiveram ainda direito à reaplicação candidatos cujo local de prova ficava mais de 30 quilômetros distante de sua residência. Após a análise dos pedidos, 9.451 participantes estão aptos a ter as provas reaplicadas nestes dois dias, segundo o Inep.

Os locais de reaplicação do exame devem ser conferidos na página do participante. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

No primeiro dia, a prova dura das 13h30 às 19h, enquanto no segundo vai das 13h30 às 18h30.

Os gabaritos serão divulgados em 27 de dezembro na página do Inep. O resultado sai em 16 de janeiro e poderá ser conferido na página do participante.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:26, 16 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

 O Inmet mantém alerta vermelho para tempestades em quatro estados.
Clima

Alerta vermelho: 4 estados sob risco de tempestades neste fim de semana

Inmet avisa para chuvas intensas, ventos fortes e granizo no RS, PR, SC e MS entre domingo e segunda.

Frentista utiliza calça legging em posto de combustível.
Direito

Imposição de roupas sensuais no trabalho pode violar direitos e configurar assédio

Relatos recentes mostram funcionárias recebendo pedidos velados para "ir mais arrumada", "usar algo mais chamativo" ou "chamar atenção dos clientes".

Professora dando aula.
Vagas

Lula anuncia criação de 8,6 mil cargos de professores e técnicos em educação

O presidente afirmou que tudo o que for necessário para homenagear trabalhadores da educação é pouco. 

mais notícias

+

Newsletter