10 de janeiro de 2025 às 13:35 - Atualizado às 14:05
Elmar Nascimento (União-BA), Hugo Motta (Republicanos-PB) e Antonio Brito (PSD-BA). Foto: Arte/Portal de Prefeitura
A eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, responsável por comandar a Casa no biênio 2025/2026, está marcada para o dia 3 de fevereiro. Sete cargos estarão em disputa: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.
Entre os nomes que disputarão a presidência, ganham destaque: Hugo Motta (Republicanos-PB), Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA).
O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), declarou apoio ao deputado Hugo Motta, candidato pelo bloco formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos, do qual Motta é vice-líder. O grupo reúne 147 deputados e coloca Motta como o favorito para suceder Lira no comando da Casa.
Já Antonio Brito, ao lançar sua candidatura no final de 2024, afirmou que busca promover o consenso entre os parlamentares.
"Vocês me conhecem: eu dialogo com a esquerda, com a direita e com o centro. O consenso não é buscado entre os desiguais, mas buscar pautas comuns a todos que a gente possa defender e colocar em votação na Casa, com previsibilidade, e isso eu vou fazer", disse.
Já Elmar afirmou que sua candidatura "se firma na renovação e no fortalecimento da democracia, valorizando a diversidade de pensamentos". Segundo ele, seu objetivo é "permitir que surjam as melhores decisões para o País, assegurando a participação efetiva dos 513 deputados desta Casa”, afirmou.
A disputa promete movimentar os bastidores políticos nos próximos dias, com articulações intensas para definir os rumos da Câmara no próximo biênio.
1
3
4
21:31, 22 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
O analista da Nova Futura Investimentos Alan Martins atribui a extensão da queda do dólar ante o real, pelo terceiro dia seguido, à abordagem mais lenta e moderada do presidente Donald Trump.
O Instituto já enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a última leva de documentos necessários para o pedido do registro do imunizante, que ainda não foi concluído.
O episódio ficou famoso após viralizar na internet
mais notícias
+