Pernambuco, 07 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ECONOMIA: Nordeste registra crescimento de 47% no primeiro trimestre de 2024, diz FGV

Apesar dos desafios da região, como a baixa participação no PIB nacional e a alta taxa de pobreza, o relatório aponta sinais de recuperação econômica.

19 de setembro de 2024 às 12:53   - Atualizado às 13:40

ECONOMIA: Nordeste registra crescimento de 47% no primeiro trimestre de 2024, diz FGV.

ECONOMIA: Nordeste registra crescimento de 47% no primeiro trimestre de 2024, diz FGV. Fotos: Reprodução e Agência Brasil. Edição: Portal de Prefeitura

O Nordeste brasileiro apresentou um crescimento econômico expressivo no primeiro semestre de 2024, registrando alta de 3,1%. Esse desempenho foi 47% superior ao crescimento da economia nacional, que ficou em 2,1%, de acordo com o Boletim Macro Regional Nordeste, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Crescimento no segundo trimestre de 2024

No segundo trimestre de 2024, a economia nordestina continuou em expansão, com um crescimento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar dos desafios da região, como a baixa participação no PIB nacional e a alta taxa de pobreza, o relatório aponta sinais de recuperação econômica.

PIB do Nordeste

Apesar do crescimento, o Nordeste ainda enfrenta obstáculos. A região representa 27% da população brasileira, mas contribui com apenas 13,8% do PIB do país. Além disso, a renda per capita do Nordeste em 2023 era 62% da média nacional, e 55% da população em extrema pobreza do Brasil reside na região. Esses indicadores revelam que, embora o avanço econômico seja promissor, ainda há muito a ser feito para superar as desigualdades estruturais.

Geração de empregos

O mercado de trabalho no Nordeste também apresentou resultados positivos em 2024. Em junho, foram criados 45.904 novos postos de trabalho, o melhor resultado do ano até o momento. No acumulado do primeiro semestre, a região gerou mais de 142 mil empregos formais, com destaque para os estados do Ceará, Bahia e Pernambuco.

Essa melhora no mercado de trabalho contribuiu para a redução da taxa de desocupação, que caiu para 9,4% no segundo trimestre de 2024. No entanto, a taxa de desemprego na região ainda é superior à média nacional, que ficou em 6,9% no mesmo período.

IBGE aponta menor taxa de desemprego em Pernambuco desde 2015

A taxa de desemprego em Pernambuco no segundo trimestre deste ano é a menor desde 2015. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira, 15 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado teve, em média, 11,5% da sua força de trabalho desempregada no período de abril a junho de 2024.

Leia Também

O valor é 2,6 pontos percentuais mais baixo do que o observado no mesmo período do ano passado, que foi de 14,2%, e quase um ponto percentual (0,9%) inferior ao apresentado no primeiro trimestre deste ano, de 12,4%. O desempenho, o melhor nos últimos oito anos, é resultado do investimento do Governo de Pernambuco para o fortalecimento da empregabilidade no Estado.

“Desde o início do nosso Governo, temos muito clara a importância de garantirmos emprego e renda para a nossa gente. Com muito esforço, encerramos o ano de 2023 com a marca de quase 60 mil empregos gerados no Estado e R$ 2,6 bilhões de investimentos anunciados pela iniciativa privada. Além disso, lançamos, este ano, o programa Qualifica PE, que tem as modalidades Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, e oferece formação para inserir as pessoas beneficiadas no mercado de trabalho de maneira mais rápida. Conseguimos conduzir Pernambuco ao caminho do desenvolvimento, um caminho que não tem volta”, celebrou a governadora Raquel Lyra.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:06, 07 Dez

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos.
Declaração

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos

As falas ocorreram neste sábado, 7 de dezembro, após uma reunião fechada do diretório nacional do partido, em Brasília (DF), onde a cúpula realizou a votação de uma nova resolução política da legenda

A ocorrência e os envolvidos foram encaminhados para Delegacia, para prestarem outros esclarecimentos sobre a procedência do automóvel e onde será investigado o caso.
Incidente

Homem é detido pela PRF com carro furtado e afirma que veículo foi dado como pagamento de dívida

A ocorrência e os envolvidos foram encaminhados para Delegacia, para prestarem outros esclarecimentos sobre a procedência do automóvel e onde será investigado o caso.

Momento da prisão dos suspeitos.
Ação

CASO GRITZBACH: polícia prende três suspeitos de participar da execução do delator do PCC

No dia 8 de novembro, um tiroteio foi registrado, que resultou na morte do empresário Vinícius Lopes Gritzbach e de um motorista de aplicativo que estava trabalhando no local.

mais notícias

+

Newsletter