28 de fevereiro de 2024 às 13:52
Pelo menos sete unidades da Federação já decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da explosão de casos de dengue.
São elas: Minas Gerais, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.
Balanço divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde mostra ainda que 154 municípios também decretaram emergência em razão dos casos de dengue.
O decreto permite solicitar recursos extras para o combate à doença.
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, as portarias do governo federal com os repasses específicos para esses casos começaram a ser publicadas nesta terça-feira (27), “já com dinheiro na conta”.
Com um surto de dengue que já causou pelo menos 151 óbitos no Brasil somente em 2024, uma pesquisa revelou que 87% dos brasileiros têm interesse em receber a vacina contra a doença. Apenas 11% afirmaram não ter intenção de se imunizar.
De acordo com o levantamento conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), anteriormente conhecido como Instituto FSB, constatou-se que 61% da população teme à contração da dengue, sendo que 41% descrevem esse medo como “muito grande” e 20% como “grande”.
A pesquisa revela que a principal barreira entre os brasileiros e a vacinação reside mais na questão financeira do que em uma resistência ideológica promovida por movimentos antivacina, que tiveram um impacto significativo durante o auge da pandemia de Covid-19 no Brasil, embora seu grupo fosse relativamente pequeno, sua influência tenha sido considerável.
Apenas 19% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a pagar pela vacina. Enquanto isso, 79% declararam que não pagariam, o que evidencia a forte dependência da população brasileira das campanhas de vacinação conduzidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Da redação do Portal com informações da Agência Brasil
1
2
4
23:24, 16 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo o levantamento, os resultados indicam que as apostas online causam endividamento e vício e não só afetam os apostadores como geram impactos socioeconômicos significativos para toda a sociedade.
As autoridades disseram ainda investigar quem é o segundo atirador, a possível relação de outro PM com o crime e o mandante.
A pesquisa indica que os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para a ciência, medicina, agricultura e segurança cibernética.
mais notícias
+