Levantamento

DATAFOLHA: ORGULHO de ser brasileiro e SATISFAÇÃO de morar no país SOBEM em um ano; CONFIRA NÚMEROS

O instituto entrevistou 2.004 eleitores, em 135 cidades pelo país na última terça-feira, 5 de dezembro.

pesquisa datafolha brasileiro
Bandeira do Brasil. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Uma pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira, 8 de dezembro, aponta que em um ano, a satisfação dos brasileiros em morar no Brasil subiu de 59% para 74%. O levantamento também mostrou que o orgulho de ser brasileiro passou de 77% para 83%

O recorte, divulgado pelo pelo jornal “Folha de S.Paulo“, entrevistou 2.004 eleitores, em 135 cidades pelo país na última terça-feira, 5 de dezembro, e conta com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda de acordo com o Datafolha 8% dos eleitores consideram o Brasil um local ruim para viver, uma queda em realção a 2022, que apontava 9%.

Já o percentual de brasileiros que consideram “regular” o fato de morar no país caiu de 33% para 18%.

Avaliação do Governo Lula

Na quinta-feira, 7, uma rodada da pesquisa Datafolha mostra que a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manteve estável. De acordo com o levantamento, 38% avaliam positivamente a gestão de Lula, mesmo número do último levantamento, divulgado em 14 de setembro.

Outros 30% consideram o trabalho regular, também o mesmo índice da pesquisa anterior. Avaliaram o governo Lula como ruim ou péssimo 30% dos entrevistados, ante 31% em setembro.

A diferença de 1 ponto porcentual, está dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos do levantamento.

Entre os evangélicos, grupo que o presidente tentou se aproximar durante a campanha, sua reprovação é de 38% ante 28% registrados por entrevistados que se declararam católicos. De acordo com a pesquisa, os evangélicos representam 28% do eleitorado, enquanto os católicos são 52% da população ouvida.