Pernambuco, 07 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Candidato do PT condenado por ESTUPR4R adolescente em noite de NATAL se torna suplente de vereador

O funcionário público é agente de saúde da prefeitura local desde 2013.

24 de outubro de 2024 às 10:22   - Atualizado às 10:53

Candidato do PT condenado por ESTUPR4R adolescente em noite de NATAL se torna suplente de vereador.

Candidato do PT condenado por ESTUPR4R adolescente em noite de NATAL se torna suplente de vereador. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

Mesmo condenado em definitivo por estupro desde 2022, o funcionário público Gasparino Lustosa Azevedo obteve, em agosto de 2024, uma certidão de ficha limpa, expedida indevidamente pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Com isso, ele concorreu como candidato a vereador em Sebastião Barros.

Embora não eleito, com 135 votos, tornou-se o primeiro suplente do PT.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

Caso a certidão tivesse informado corretamente sua condenação a 10 anos por estupro de vulnerável, ele seria impedido pela Lei da Ficha Limpa, pela Justiça Eleitoral. Em outubro de 2024, foi emitida uma ordem de prisão, mas ele permanece foragido.

Tribunal justifica falha técnica

O Tribunal de Justiça do Piauí reconheceu que uma falha técnica no sistema permitiu a emissão equivocada da certidão negativa para Gasparino Azevedo, condenado por estupro.

Leia Também

Segundo o TJ-PI, o erro foi identificado e corrigido pela equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação. O órgão reafirmou seu compromisso com a prestação jurisdicional transparente. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também está investigando o caso, afirmando que tomará as medidas necessárias caso sejam detectados indícios de fraude ou erro.

“Ao tomar conhecimento do caso, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI detectou uma falha técnica no sistema que levou ao desencontro de informações sobre o referido processo, o que já foi devidamente corrigido. Por fim, reafirmamos o compromisso do TJ-PI com a boa prestação jurisdicional, a transparência e o contínuo aperfeiçoamento de seus sistemas”, informou o tribunal em nota.

Estupro na noite de Natal

Gasparino Azevedo é agente de saúde da prefeitura de Sebastião Barros desde 2013. O estupro aconteceu em 2015, na noite de Natal. Segundo a sentença, Gasparino Azevedo violentou uma adolescente de 17 anos, por mais de uma hora, dentro do carro dele.

Para mantê-la presa, Azevedo fez ameaças de morte e espancou a jovem, chegando a deixá-la inconsciente.

Depois do crime, ele abandonou a vítima praticamente nua e fugiu. A garota sofreu lesões, e ficou traumatizada por dias, segundo a decisão.

"Ela estava toda arranhada de arame”, contou uma das testemunhas à Justiça.

Juiz responsável pela ordem de prisão e de candidatura

O processo contra Gasparino Azevedo iniciou-se em 2016.

Em 2018, ele se afastou de suas funções como agente de saúde devido a um acidente, mas continuou recebendo seu salário de R$ 2,8 mil mensais.

Em setembro de 2019, foi condenado a 10 anos de prisão por estupro de vulnerável, crime hediondo que deveria ser cumprido em regime fechado. No entanto, Azevedo recorreu em liberdade, e sua condenação só se tornou definitiva em 2022, momento em que deveria ter sido preso.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

11:21, 07 Dez

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cartão do Bolsa Família e dinheiro.
Utilidade

BOLSA FAMÍLIA: benefício antecipado de DEZEMBRO começa a ser pago na próxima terça-feira (10)

As famílias contempladas recebem o benefício durante os últimos dez dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando o pagamento é antecipado.

Janja é homenageada com festa, shows e presença de ministros.
Reconhecimento

Janja é homenageada com festa, shows e presença de ministros

O evento aconteceu na noite desta sexta-feira, 6 de dezembro, em São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também estava presente.

Pernambuco conquista Selo Ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada do MEC.
Reconhecimento

Pernambuco conquista Selo Ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada do MEC

"Isso é fruto de muito trabalho que nosso time vem realizando através do programa Juntos pela Educação, que foi uma prioridade estabelecida desde quando assumimos o governo", destacou a governadora Raquel Lyra.

mais notícias

+

Newsletter