24 de outubro de 2024 às 10:22 - Atualizado às 10:53
Candidato do PT condenado por ESTUPR4R adolescente em noite de NATAL se torna suplente de vereador. Arte montagem: Portal de Prefeitura.
Mesmo condenado em definitivo por estupro desde 2022, o funcionário público Gasparino Lustosa Azevedo obteve, em agosto de 2024, uma certidão de ficha limpa, expedida indevidamente pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Com isso, ele concorreu como candidato a vereador em Sebastião Barros.
Embora não eleito, com 135 votos, tornou-se o primeiro suplente do PT.
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
Caso a certidão tivesse informado corretamente sua condenação a 10 anos por estupro de vulnerável, ele seria impedido pela Lei da Ficha Limpa, pela Justiça Eleitoral. Em outubro de 2024, foi emitida uma ordem de prisão, mas ele permanece foragido.
O Tribunal de Justiça do Piauí reconheceu que uma falha técnica no sistema permitiu a emissão equivocada da certidão negativa para Gasparino Azevedo, condenado por estupro.
Segundo o TJ-PI, o erro foi identificado e corrigido pela equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação. O órgão reafirmou seu compromisso com a prestação jurisdicional transparente. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também está investigando o caso, afirmando que tomará as medidas necessárias caso sejam detectados indícios de fraude ou erro.
“Ao tomar conhecimento do caso, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI detectou uma falha técnica no sistema que levou ao desencontro de informações sobre o referido processo, o que já foi devidamente corrigido. Por fim, reafirmamos o compromisso do TJ-PI com a boa prestação jurisdicional, a transparência e o contínuo aperfeiçoamento de seus sistemas”, informou o tribunal em nota.
Gasparino Azevedo é agente de saúde da prefeitura de Sebastião Barros desde 2013. O estupro aconteceu em 2015, na noite de Natal. Segundo a sentença, Gasparino Azevedo violentou uma adolescente de 17 anos, por mais de uma hora, dentro do carro dele.
Para mantê-la presa, Azevedo fez ameaças de morte e espancou a jovem, chegando a deixá-la inconsciente.
Depois do crime, ele abandonou a vítima praticamente nua e fugiu. A garota sofreu lesões, e ficou traumatizada por dias, segundo a decisão.
"Ela estava toda arranhada de arame”, contou uma das testemunhas à Justiça.
O processo contra Gasparino Azevedo iniciou-se em 2016.
Em 2018, ele se afastou de suas funções como agente de saúde devido a um acidente, mas continuou recebendo seu salário de R$ 2,8 mil mensais.
Em setembro de 2019, foi condenado a 10 anos de prisão por estupro de vulnerável, crime hediondo que deveria ser cumprido em regime fechado. No entanto, Azevedo recorreu em liberdade, e sua condenação só se tornou definitiva em 2022, momento em que deveria ter sido preso.
3
11:21, 07 Dez
29
°c
Fonte: OpenWeather
As famílias contempladas recebem o benefício durante os últimos dez dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando o pagamento é antecipado.
O evento aconteceu na noite desta sexta-feira, 6 de dezembro, em São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também estava presente.
"Isso é fruto de muito trabalho que nosso time vem realizando através do programa Juntos pela Educação, que foi uma prioridade estabelecida desde quando assumimos o governo", destacou a governadora Raquel Lyra.
mais notícias
+