Pernambuco, 09 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil: Número de pessoas em situação de fome cai 19,9% em um ano, aponta IBGE

Segundo o ministro Wellington Dias, o país igualou o recorde histórico registrado em 2013, voltando ao menor patamar da história.

Ricardo Lélis

10 de outubro de 2025 às 18:44   - Atualizado às 18:44

Cozinha comunitária de Pernambuco entregando refeições.

Cozinha comunitária de Pernambuco entregando refeições. Foto: Vinicius Lins/SAS

O número de domicílios que enfrentaram insegurança alimentar grave no Brasil diminuiu 19,9% no intervalo de um ano. 

Em 2023, 3,1 milhões de lares estavam nesta situação, quantidade que caiu a 2,5 milhões em 2024.

Esses dados mostram que o percentual de famílias em que houve percepção de insegurança alimentar grave passou de 4,1% para 3,2% dos domicílios.

As informações fazem parte da edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua sobre segurança alimentar, divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em nota, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, comemorou os dados, afirmando que o Brasil igualou o recorde histórico registrado em 2013, voltando ao menor patamar de fome da história. 

“Em 2025, o Brasil celebra duas conquistas históricas: a saída do Mapa da Fome e a redução da insegurança alimentar grave ao menor nível da série histórica do IBGE”, afirmou. “Levamos dois anos para reconquistar uma marca que, no passado, levou dez anos (2003-2013) de construção de políticas públicas para ser alcançada”, completou.

Os pesquisadores visitaram famílias em todas as partes do país e perguntaram sobre a percepção dos moradores em relação à insegurança alimentar nos três meses anteriores à entrevista.

Para classificar os domicílios, o IBGE seguiu a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), que determina quatro graus:

  • segurança alimentar: acesso suficiente à comida, sem precisar comprometer outras necessidades
  • insegurança alimentar leve: preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos
  • insegurança alimentar moderada: redução ou falta da quantidade de comida entre adultos
  • insegurança alimentar grave: redução ou falta também entre crianças. A fome passa a ser uma experiência vivida no lar.

Insegurança alimentar em queda

A pesquisa mostra que o percentual de domicílios brasileiros em situação de segurança alimentar subiu de 72,4% em 2023 para 75,8% em 2024.

No ano passado, 59,4 milhões de lares tinham comida garantida sem necessidade de sacrifícios.

Já a insegurança alimentar como um todo (leve, moderada e grave) caiu de 27,6% para 24,2% no mesmo período, chegando a 18,9 milhões de endereços. Nestes lares, moram 54,7 milhões de pessoas.

No entanto, a pesquisadora do IBGE Maria Lucia França Pontes Vieira faz a ressalva que nem todos os moradores, necessariamente, estão na condição de insegurança alimentar.

“Pode ser que uma pessoa tenha deixado de comer para outra pessoa comer, mas a outra não percebeu isso. Então, a gente está falando sobre a percepção de um morador”, diz.

Em um ano, 2,2 milhões de lares deixaram a condição de insegurança alimentar. Todas as situações apresentaram redução de 2023 para 2024:

  • leve: de 18,2% para 16,4% dos lares
  • moderada: de 5,3% para 4,5%
  • grave: de 4,1% para 3,2%

Em 2023, o país tinha cerca de 76,7 milhões de domicílios. Em 2024, a quantidade se aproximou de 78,3 milhões.

Trabalho e renda

A pesquisadora Maria Lucia Vieira destaca o papel do mercado de trabalho e de ações do governo, como programas sociais, para a queda da insegurança alimentar.

“Para adquirir alimentos, vai ser através de renda. Essa renda ou vem do trabalho ou de programas [assistenciais]”, diz.

Ela observa que a pesquisa não consegue precisar o quanto da melhora se deu pelo mercado de trabalho ou por programas como o Bolsa Família.

“O quanto de impacto que foi de mercado de trabalho ou dos programas sociais, isso não consigo responder, mas, algum impacto [os programas assistenciais] certamente têm”.

Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:31, 09 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Pessoa marcando talão da Mega-Sena.
Sorteio

Mega-Sena 2938: prêmio acumula para R$ 67 milhões; veja números sorteados e ganhadores

O concurso 2938 da Mega-Sena foi sorteado neste sábado, 8 de novembro de 2025, às 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo

Sala de aula.
Educação

Sala do Futuro: tecnologia e IA transformam a educação pública em SP

Programa conecta alunos, professores e famílias, melhora frequência e moderniza ensino em SP.

Chuvas em PE: guarda-chuva em temporal.
Tempo

Inmet alerta para temporais e ventos fortes; domingo terá chuvas e risco de alagamentos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.

mais notícias

+

Newsletter