22 de novembro de 2024 às 21:00 - Atualizado às 21:20
Governadora Raquel Lyra Foto: Portal de Prefeitura
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da federação no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior.
Nas outras 20, a taxa manteve-se estável, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira, 22 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sobre este assunto, a governadora Raquel Lyra comemorou ao falar com a imprensa pela manhã, durante lançamento da pedra fundamental do novo terminal de contêineres no Complexo Industrial Portuário de Suape.
"Não há coincidências quando a gente consegue reverter uma curva de crescimento do Estado, que estava estagnado há muitos anos, e consegue fazer Pernambuco ser campeão de geração de emprego de carteira assinada no Norte-Nordeste Brasileiro, acaba de sair os dados do CAGED, Pernambuco é um dos sete estados que mais reduziram desemprego no Brasil, temos o melhor índice de desemprego, que não é bom ainda, mas dos últimos 10 anos chegamos a 10% de desemprego, a gente quer baixar para dois dígitos para permitir mais qualidade de vida para o nosso povo", disse a governadora.
Pernambuco encerrou mais um trimestre com o desemprego em queda, chegando a taxa de desocupação mais baixa desde 2015.
De julho a setembro de 2024, o estado teve, em média, 10,5% da sua força de trabalho desocupada. O valor é um ponto percentual menor do que o observado no trimestre anterior (11,5%), e 2,7% abaixo do apresentado no mesmo período do ano passado (13,2%).
Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a taxa de desemprego recuou em 13 unidades da federação e Pernambuco (-2,7 pontos percentuais, ao passar de 13,2% para 10,5%).
Raquel Lyra também falou o que vem sendo feito em sua gestão para atrair empresas para o estado.
"Ontem foi inaugurada uma unidade nova do Mix Mateus, que representa mais uma unidade de empreendedores, ou que são de Pernambuco, ou que vêm para cá sabendo que a gente está trabalhando de maneira diuturna para permitir que o Estado de Pernambuco tenha um ambiente de negócios favorável, que sejamos efetivos na prestação do serviço, de ambiente tributário, de licenças ambientais, licenças de bombeiros necessárias para que as obras possam acontecer e todo esse investimento e esforço do governo de Pernambuco tem gerado resultado concreto, fazendo o nosso PIB crescer a mais do que a média do Brasil, o que não acontecia há muitos anos, e agora podermos ser campeão ou vice-campeão de geração de emprego de carteira assinada no norte-nordeste brasileiro", concluiu.
4
17:11, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
Boletim divulgado nesta manhã (27) aponta gastroparesia e nutrição intravenosa; alta da UTI segue sem previsão e visitas restritas.
Em conversa com a Folha de S.Paulo, governador do RS admite disposição para disputa ao Planalto, mas condiciona decisão a diálogo partidário
O ministro está sendo especulado como um dos nomes que vão disputar uma vaga no Senado.
mais notícias
+