Pernambuco, 14 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump agradece ao "Deus de Abraão, Isaque e Jacó" no Parlamento de Israel

Presidente dos EUA faz discurso no Knesset em momento simbólico e reafirma aliança com Israel em evento marcado pela libertação dos últimos 20 reféns.

Portal de Prefeitura

13 de outubro de 2025 às 14:49   - Atualizado às 14:58

Donald Trump discursa no Knesset em um momento histórico, durante a cerimônia de retorno dos reféns israelenses.

Donald Trump discursa no Knesset em um momento histórico, durante a cerimônia de retorno dos reféns israelenses. Foto: Captura de tela/YouTube/White House)ald Trump

Em uma cerimônia carregada de simbolismo e emoção, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou no Knesset — o Parlamento de Israel — na manhã desta segunda-feira (13), durante a esperada liberação dos últimos 20 reféns mantidos em Gaza pelo Hamas. Em seu discurso, Trump fez uma saudação religiosa: “agradeço ao Deus Todo-Poderoso de Abraão, Isaque e Jacó”, evocando a fé judaicocristã em um momento histórico para o país e para o Oriente Médio.

Trump desembarcou no Aeroporto Internacional Ben Gurion e foi recebido com honras pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e outras lideranças israelenses. O evento marcou o retorno dos reféns, que estavam cativos há 738 dias — um fato colocado pelo presidente americano como “o fim de uma era de terror e o nascimento de um novo amanhecer”. “Hoje os céus estão calmos, as armas em silêncio”, declarou. Ele também ressaltou: “Contra todas as probabilidades, fizemos o impossível e trouxemos nossos reféns de volta para casa”.

Durante o discurso, a frase que chamou atenção foi:

“Nos reunimos em um dia de profunda alegria, de esperança crescente, de fé renovada — acima de tudo, um dia para dar nossos mais profundos agradecimentos ao Deus TodoPoderoso de Abraão, Isaque e Jacó.”

A referência à fé e à Bíblia teve forte repercussão entre parlamentares religiosos presentes, que enxergaram na saudação um alinhamento espiritual simbólico com Israel.

Netanyahu, que falou antes de Trump, referiu-se ao presidente norte-americano como “o maior amigo que Israel já teve na Casa Branca” e ressaltou missões diplomáticas e militares das duas nações: reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, apoio nas operações regionais e promoção dos Acordos de Abraão. “Em nossos momentos mais sombrios, pedimos a Deus que nos mostrasse um caminho — e ele o fez através de nossos amigos”, disse o primeiro-ministro.

Veja Também

A sessão no Knesset estava lotada. Bandeiras de Israel e dos EUA ornamentavam o plenário, enquanto parlamentares reagiam com aplausos e cânticos. O presidente israelense Isaac Herzog também esteve presente, saudando o retorno dos reféns e manifestando otimismo em relação ao restante dos prisioneiros.

Após o evento, Trump seguiu para Sharm elSheikh, no Egito, onde presidirá uma cúpula internacional com mais de 20 países. O objetivo será avançar um plano de paz — com desarmamento do Hamas, reconstrução de Gaza e criação de forças de segurança palestinas — sob supervisão internacional.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:07, 14 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Nikolas Ferreira e presidente de El Salvador
Internacional

Nikolas Ferreira visita El Salvador, elogia Bukele e destaca modelo de segurança pública

Deputado participou de fórum no país e afirmou que experiência salvadorenha pode servir de referência para o Brasil.

Careca do INSS.
Solicitação

Advogados do 'Careca do INSS' pede ao STF liberação de dinheiro para pagar dívidas

O empresário Antônio Camilo Antunes, preso desde setembro por suspeita de envolvimento em um esquema de desvios do Instituto Nacional do Seguro Social.

Ex-prefeito Ivaldo Lourenço de Queiroz.
Luto

Morre ex-prefeito de Chã Grande, Ivaldo Lourenço, aos 67 anos nesta sexta (14)

Segundo relatos da família, Ivaldo havia se submetido recentemente a um transplante de fígado, cirurgia que transcorreu sem intercorrências.

mais notícias

+

Newsletter