Pernambuco, 11 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TCE pode derrubar medida cautelar favorável a JOÃO CAMPOS no caso dos servidores cedidos nesta quarta (7)

06 de fevereiro de 2024 às 13:05

Está marcada para esta quarta-feira, 7 de fevereiro, uma sessão da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que julgará no pleno a validade da Medida Cautelar concedida pelo conselheiro Eduardo Porto, favorecendo o prefeito do Recife, João Campos (PSB), em recurso apresentado contra o chamamento da governadora Raquel Lyra dos servidores estaduais cedidos à Prefeitura.

O colegiado acatou a sugestão do conselheiro Rodrigo Novaes. O que for decidido valerá para todas as prefeituras afetadas, sendo ainda possível a apresentação de recurso após a decisão.

João e a Medida Cautelar

João conseguiu a medida cautelar expedida pelo sobrinho do presidente da Alepe, Álvaro Porto, atendendo parcialmente à representação do Ministério Público de Contas (MPC-PE) que, provocado pela Prefeitura da Cidade do Recife, pedia a suspensão da ordem de retorno imediato dos servidores estaduais cedidos ao município.

Na liminar, o conselheiro Eduardo Porto, relator dos processos da Secretaria de Administração do Estado (SAD), decidiu que, no caso dos servidores em cargos de natureza política, como secretários e secretários executivos, “o retorno ao órgão cedente deve ocorrer apenas ao final do ciclo para o qual foram requisitados”, isto é, em 31 de dezembro de 2024.

Quanto aos servidores lotados em cargos intermediários, de chefia e assessoramento, o relator recomendou à SAD que adote um período de transição caso a caso, com prazo de até 180 dias para retorno ao órgão de origem, se este for necessário.

Atualmente, a PCR tem 21 servidores estaduais ocupando cargos de secretários municipais, secretários executivos e presidentes de empresas.

Governo Raquel reagiu

O Governo Raquel Lyra, se manifestou por nota, após a medida cautelar monocrática:

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:14, 11 Jul

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem ilustrativa de Lula e Bolsonaro em uma luta.
Artigo

Lulismo x Bolsonarismo: a polarização que paralisa o Brasil

Nos últimos anos, o Brasil mergulhou em uma polarização política profunda, representada por duas figuras emblemáticas: Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro.

Flávio Bolsonaro e Donald Trump.
Vídeo

Flávio Bolsonaro diz que Trump pode jogar duas bombas atômicas no Brasil: "Precisamos evitar"

O senador afirmou que o Brasil não está em posição de enfrentar diretamente os interesses americanos e precisa agir com cautela para evitar maiores prejuízos.

Vereador do PL critica cartilha sobre gravidez de homem trans.
Manifestação

"Querem confundir nossas crianças", diz vereador ao criticar cartilha sobre gestação de homens trans

Durante sessão na Câmara Municipal, o aprlamentar do PL pediu esclarecimentos à prefeitura sobre a origem dos recursos para a produção e distribuição do material.

mais notícias

+

Newsletter