Pernambuco, 13 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré do 8/1 por gravidez de risco

A decisão, publicada nesta segunda-feira, 23, atende a um pedido da defesa de Rieny Munhoz.

Fernanda Diniz

23 de junho de 2025 às 18:34   - Atualizado às 19:01

Ministro do STF Alexandre de Moraes

Ministro do STF Alexandre de Moraes Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes autorizou a retirada da tornozeleira eletrônica de Rieny Munhoz Marçula, ré na ação penal que apura os ataques aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

A decisão, publicada nesta segunda-feira, 23, atende a um pedido da defesa, que alegou que Rieny enfrenta uma gravidez de risco.

Na decisão, Moraes informa que a solicitação foi feita no dia 16 de junho. Dois dias depois, ele considerou que o uso da tornozeleira era inviável diante da gestação avançada e do quadro de saúde de Rieny.

Segundo o ministro, os laudos e prontuários médicos apresentados pela ré comprovam a necessidade de "cuidados intensivos e repouso absoluto, incompatíveis com o uso da tornozeleira eletrônica".

Apesar da retirada da tornozeleira, as demais medidas cautelares foram mantidas. São elas: proibição de uso de redes sociais; proibição de contato com outros investigados; proibição de sair do país; comparecimento periódico à Justiça.

O julgamento da ré está em andamento no plenário virtual do STF. Até agora, apenas Moraes, relator do processo, votou. O ministro se manifestou pela condenação a 17 anos de prisão em regime inicial fechado.

Rieny foi acusada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de invadir e depredar os prédios do Supremo e do Congresso Nacional na tentativa de derrubada do governo eleito nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro.

Segundo a ação penal que tramita no STF, há registros em vídeo que mostram sua presença no interior do Palácio do Planalto, inclusive incentivando atos de vandalismo no prédio e depredação de obras de arte.

A denúncia indica que ela não apenas esteve no local, mas integrou um grupo com comportamento coordenado, com indícios de que os envolvidos atuavam com consciência do propósito golpista do movimento.

Os autos do processo também indicam que a ré recebeu doações por meio de Pix para organizar uma caravana para os membros dos atos golpistas, que partiu de Campinas (SP) até Brasília, DF.
 

Estadão Conteúdo 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:15, 13 Jul

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alexandre de Moraes e Allan dos Santos.
Punição

Allan dos Santos é multado por "desprezo" ao STF e já acumula R$ 7,3 milhões em penalidades

A decisão foi tomada na segunda-feira, 7 de julho, mas só foi publicada nesta quinta-feira, 10 de julho.

Ana Paula da Silva Azevêdo.
STF

Moraes suspende decisão que excluía candidata negra da Lista Sêxtupla da OAB/PE

A decisão também cassou os acórdãos da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e a sentença da 12ª Vara Federal de Pernambuco.

Alexandre de Moraes fala de Eduardo Bolsonaro.
Fala

Moraes afirma que Eduardo Bolsonaro interfere em processo no STF

Alexandre de Moraes também pediu a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a questão.

mais notícias

+

Newsletter