Luiz Fux durante treino de jiu-jitsu para crianças do Complexo da Maré Foto: Luccas Zappalá/ STF
Um grupo de crianças e adolescentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que visitou o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 24 de abril, participou de um treino de jiu-jitsu com o ministro Luiz Fux, mestre da arte marcial.
A visita foi resultado de uma aproximação iniciada no ano passado, quando o ministro Fux conheceu o projeto social desenvolvido no Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) da Maré.
Depois de desembarcar na Base Aérea de Brasília, em voo cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB), o grupo seguiu para o Centro de Treinamento do STF, onde foi recepcionado pelo ministro.
Praticante da arte marcial há mais de 50 anos, Fux conduziu uma aula e dividiu o tatame com crianças e adultos.
“É um grande prazer colaborar com esse projeto da Maré, que não se limita ao jiu-jitsu, mas também à conscientização da educação física e de uma vida saudável”, destacou o ministro.
Após o treino, o grupo foi convidado para um almoço no refeitório do Tribunal e, à tarde, se encontrou com outros ministros do STF no Salão Branco e assistiu ao início da sessão plenária.
Criado em dezembro de 2024 pelo tenente-coronel Corbage, o projeto Geração Maré é uma iniciativa do 22º Batalhão da PMERJ em parceria com o Maré Top Team e a Legião da Boa Vontade (LBV).
Atendendo cerca de 120 crianças e adolescentes e 40 adultos, o projeto oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu, ginástica e atividades educativas e culturais.
O ministro Luiz Fux recebeu em outubro de 2022, no Senado, a medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional.
A medalha foi concedida em reconhecimento à atuação de Fux na presidência do Supremo. Em vários trechos de seu discurso, Fux evocou a democracia, o que acabou servindo como um fio condutor de sua fala de agradecimento pela honraria.
“Nós, protagonistas de nossos tempos, sabemos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. O verdadeiro democrata valoriza o aprendizado mútuo, que surge do debate público compromissado com o desenvolvimento do país. Sabe que a cooperação entre os cidadãos bem-intencionados, em suas mais diversas expertises, representa o motor do progresso nacional. Essa tem sido a tônica da minha caminhada nesses mais de quatro decênios na vida pública”, afirmou o ministro.
1
2
4
21:30, 13 Jul
24
°c
Fonte: OpenWeather
A decisão foi tomada na segunda-feira, 7 de julho, mas só foi publicada nesta quinta-feira, 10 de julho.
A decisão também cassou os acórdãos da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e a sentença da 12ª Vara Federal de Pernambuco.
Alexandre de Moraes também pediu a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a questão.
mais notícias
+