Pernambuco, 17 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VÍDEO: Senador HUMBERTO COSTA chega a ARGENTINA para acompanhar eleições neste domingo (19)

18 de novembro de 2023 às 15:09

O senador Humberto Costa (PT-PE) publicou na tarde deste sábado, 18 de novembro, em seu perfil no Instagram, o registro de sua chegada na Argentina para acompanhar o pleito que acontece no domingo (19).

Integrante do Parlasul (Parlamento do Mercosul), órgão legislativo da representação civil dos povos dos Estados Partes do Mercado Comum do Sul, o pernambucano está em Buenos Aires com uma delegação a convite de autoridades eleitorais.

"Estamos aqui em Buenos Aires, numa delegação do Parlamento do Mercosul a convite das autoridades eleitorais nacionais da Argentina, e estamos acompanhando essa reta final do processo eleitoral que vai escolher o novo presidente da república no dia de amanhã. Nós temos acompanhado, inclusive, as informações que dão certeza do sistema eleitoral que nós temos aqui. Esperamos levar para o Parlasul a confirmação de que as eleições de amanhã terão sido seguras, legítimas, e que um novo presidente terá legitimidade para governar a Argentina", declarou.

Assista:

O país sul-americano terá neste domingo (19) mais de 35 milhões de eleitores aptos a votar, numa eleição altamente polarizada e uma das mais disputadas dos últimos tempos.

Pesquisa eleitoral

Após duas rodadas eleitorais repletas de reviravoltas, são poucos os dispostos a fazer previsões sobre o próximo presidente da Argentina. As mais recentes pesquisas eleitorais mostram um cenário bastante competitivo, com uma pequena vantagem para o ultraliberal Javier Milei.

De acordo com a última pesquisa AtlasIntel, divulgada na sexta-feira, 10, Milei lidera com 52,1% das intenções, enquanto Sergio Massa possui 47,9%. Pesquisas publicadas pelo jornal “Clarín” na quinta-feira, 9, apontavam um cenário de empate, porém também com uma leve vantagem para Milei, com 43% das intenções em contraste com os 39% de Massa.

A pesquisa também revelou que 7% dos entrevistados optariam por votar em branco ou nulo, enquanto 6% estão indecisos e 5% afirmaram que não irão votar.

Em outra pesquisa conduzida pelo Centro Estratégico Latinoamericano de Geopolítica (Celag), Sergio Massa surge à frente com 46,7% das intenções de voto, contra 45,3% de Milei. Essa foi a única projeção em que o ministro da Economia liderou.

O levantamento, realizado presencialmente, considerou dois cenários eleitorais. O primeiro incluiu votos em branco, enquanto o segundo considerou apenas os votos válidos. No segundo cenário, Massa detém 50,8% das intenções de voto, enquanto seu oponente alcança 49,2%.

Considerando a margem de erro da pesquisa, oscilando entre 0,9% e 2,2%, ambos os candidatos estariam praticamente em empate técnico.

Uma consultora vinculada ao partido União Cívica Radical, que apoiou Massa neste segundo turno, realizou uma pesquisa que mostra Milei com 44,2% e Sergio Massa com 42,5%. Assim como a Opinaia, essa pesquisa indica que 7,1% votará em branco ou nulo e 6,2% está indeciso. Ao considerar apenas os votos válidos, Milei tem uma vantagem de 2,02% sobre os 48,98% de Massa.

De acordo com a legislação eleitoral argentina, a divulgação de pesquisas é proibida na semana que antecede a votação. Portanto, não serão disponibilizados novos estudos sobre a preferência do eleitorado na fase final da campanha.

Da redação do Portal com informações do site Exame

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:57, 17 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Lula e Camilo Santana, Ministro da Educação
Valorização

MEC lança Bolsa Mais Professores de R$ 2,1 mil para Educação Básica; saiba mais

O programa faz parte da estratégia Mais Professores para o Brasil pretende aumentar a presença de profissionais qualificados nas salas de aula.

Deputada Clarissa Tércio critica gastos do governo Lula.
Posicionamento

Deputada Clarissa Tércio critica gasto de R$ 344 mil do governo Lula em evento de moda em Paris

Segundo a parlamentar, o valor, pago com recursos públicos, representa um gasto incompatível com a realidade econômica enfrentada pela população brasileira.

Deputados federais Lindbergh Farias e Guilherme Derrite.
Crítica

Líder do PT defende que Derrite deixe a relatoria do PL Antifacção: 'colcha de retalhos'

Lindbergh argumentou que o último texto protocolado, apresentado na quarta-feira, 12, "acumula erros conceituais, vícios constitucionais, insegurança jurídica, impacto financeiro severo".

mais notícias

+

Newsletter