Pernambuco, 23 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fim da reeleição: Senado marca votação da proposta para esta quarta (14)

Para o sistema eleitoral, a mudança pode exigir ajustes nos calendários e processos eleitorais.

Ricardo Lélis

12 de maio de 2025 às 20:58   - Atualizado às 20:58

Urna eletrônica

Urna eletrônica Imagem: iStock

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar nesta quarta-feira, 14 de maio, a proposta de emenda à Constituição que extingue a reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. O texto também propõe o aumento do tempo de mandato: cinco anos para os chefes do Executivo e dez anos para senadores.

A reunião para debater a PEC 12/2022, às 9h, contará com cinco itens na pauta.

De acordo com o autor da proposta, senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), a intenção é garantir que candidatos a cargos do Poder Executivo tenham "uma maior oportunidade de competir em condições mais igualitárias, sem a vantagem dos atuais ocupantes do cargo".

O texto também menciona que, para a sociedade, "a proposta pode promover a renovação política, permitindo o surgimento de novas lideranças e ideias, além de proporcionar um período maior para a implementação de programas de governo".

Caso aprovada, a proposta prevê que atuais membros do Executivo terminem seus atuais mandatos e, se estiverem no primeiro mandato, possam se candidatar à reeleição uma última vez. Para o sistema eleitoral, a mudança pode exigir ajustes nos calendários e processos eleitorais.

A proposta de Marcelo Castro (MDB-PI) prevê ainda a unificação das eleições para todos os cargos no país a cada cinco anos - tanto no Executivo quanto no Legislativo. Segundo o relator, a medida deve gerar economia de recursos públicos e mais previsibilidade.

A votação da PEC 12/2022 estava prevista para a última quarta-feira, 7, mas foi adiada após um pedido de vista da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Na nova reunião, além desta proposta, o CCJ também vai debater projeto de lei (PL) 5.490/2023, que acaba com a fiança para os crimes relacionados à prática da pedofilia, o PL 2.326/2022, que concede porte de arma de fogo aos integrantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o PL 3.786/2021, que tipifica os crimes de lesão corporal e homicídio relacionados ao trafico.

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:00, 23 Jun

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Pastor Cleiton Collins e Eduardo da Fonte.
Reação

Pastor Cleiton Collins celebra destaque de Eduardo da Fonte em pesquisa para o Senado

O religioso garantiu que o deputado federal é o mais preparado para o cargo e que o resultado não é surpresa.

Deputado Federal Eduardo da Fonte
Eleições

Eduardo da Fonte se consolida como força política rumo ao Senado em 2026

Mais do que os números das pesquisas, a influência de Eduardo da Fonte se estende por toda a estrutura política de Pernambuco.

Senado Federal.
Projeto

Senado pode aprovar aumento de deputados federais de 513 para 531 nesta quarta (18)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirma que o aumento do número de deputados não deve aumentar os gastos públicos.

mais notícias

+

Newsletter