16 de fevereiro de 2024 às 15:16
Na tarde desta quinta-feira, 15 de fevereiro, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, divulgou o balanço da segurança no carnaval do Estado.
Na coletiva, onde foi mostrado que houve uma redução de homicídios e roubos comparado ao carnaval do ano passado, o chefe da Pasta comentou sobre a legislação em relação ao porte de arma branca (facas e similares), sugerindo uma mudança na lei.
Isso porque, durante as festividades, dois turistas foram esfaqueados em abordagens criminosas. Um deles acabou indo a óbito.
"Os dois casos que aconteceram com turistas foram crimes cometidos com faca. Hoje, a legislação brasileira trata o porte de arma branca como um contravenção penal. A pessoal não vai presa. Ela vai à delegacia e se livra solta. É algo que nós temos que ver. A legislação é federal e tem que mudar, porque crimes são cometidos, não é de hoje, com arma branca", disse o secretário Alessandro Carvalho.
Finalizadas as festividades do Carnaval de 2024, o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgou o balanço do período, em coletiva realizada nesta quinta-feira (15), na sede do órgão.
Segundo anunciado pela SDS, no período de quinta a terça-feira de Carnaval (08 a 13/02), o Estado apontou uma diminuição de 40% no número de roubos em relação a 2023 e de quase 30% dos furtos. Reduzindo de 910 (2023) para 550 roubos (2024).
E 2.756 (2023) para 1.945 furtos neste ano, uma diferença de 811 casos, o que representa uma redução significativa nos Crimes Contra o Patrimônio (CVP).
Já nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), neste Carnaval, Pernambuco apresentou redução de 17% em relação ao mesmo período de Carnaval do ano passado, caindo de 82 mortes (2023) para 68 (2024).
1
2
4
09:42, 20 Jan
26
°c
Fonte: OpenWeather
A declaração do ministro deu-se numa coletiva de imprensa para explicar a MP editada pelo governo para reiterar o sigilo e a não taxação do Pix. Ele aproveitou para criticar a família.
O projeto é do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), que está em fase de coleta de assinaturas para ser protocolado na Câmara.
O governador de São Paulo utilizou as redes sociais para celebrar a solenidade que vai marcar o início do novo mandato do republicano como presidente dos EUA.
mais notícias
+