Arrastando pé ligeiro para o São João que se avizinha, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, abriu inscrições para os concursos de quadrilhas juninas adultas e infanto-juvenis, que serão realizados no Sítio Trindade, no próximo mês de junho, promovendo um verdadeiro desfile da tradição, que é sinônimo inequívoco dos festejos mais nordestinos do calendário brasileiro, em todas as suas cores e ritmos, temas e tipos, personagens e representações míticas. Até o próximo dia 28 de abril, os grupos devem se habilitar pela internet, no site www.culturarecife.com.br.

Esse é o terceiro chamamento junino lançado pelo poder público municipal nas últimas duas semanas. Também estão abertas as inscrições para os editais de subvenção (até 28 de maio) e habilitação artística para o Ciclo Junino 2023 (até 4 de maio).

Todos com inscrições virtuais. A partir deste São João, os valores das subvenções e premiações dos concursos juninos serão reajustados pelo Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, em 40% este ano e mais 10% em 2024. Os cachês artísticos, também em função do Plano, terão reajustes de 20% a 40%, no mesmo período.

Da 37ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, poderão participar até 48 quadrilhas de todo o estado, cada uma composta por, no mínimo, 20 pares. Os grupos terão 25 minutos para se apresentar, incluindo a encenação do casamento.

https://www.instagram.com/p/Cq8Eil6LXj1/

Leia mais:
>>> SÃO JOÃO 2023 CARUARU: IVETE SANGALO, RAPHAELA SANTOS e JOÃO GOMES são algumas das 1.200 atrações dos 65 dias de festa; veja PROGRAMAÇÃO

Para o 19º Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto-juvenis, poderão se habilitar até 10 quadrilhas, por ordem de inscrição. Cada uma deve ter, no mínimo, 16 pares. A idade máxima permitida aos componentes será de 15 anos, havendo uma concessão de no máximo 20% dos participantes com até 16 anos. O marcador pode ter qualquer idade.

Para esclarecimentos e orientações sobre os dois editais, estão disponíveis os telefones 3224-3674 e 3224-3660. Os candidatos também podem recorrer presencialmente ao Núcleo de Cultura Cidadã, na casa nº 39, no Pátio de São Pedro, em dias úteis, das 10h às 16h.

Encontros com quadrilheiros

Ainda nos preparativos para a temporada do balancê, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife realizam, a partir do próximo dia 13, reuniões com quadrilheiros, jurados e público em geral, para discutir sobre a tradição das quadrilhas juninas, abrangendo histórias e inovações, personagens, provocações, causas e consequências sociais e culturais.

No dia 13, o encontro será na Casa do Carnaval. Nos dias 19, 20, 26, 29 e 30, a conversa acontece no Forte das Cinco Pontas. Entre os temas que serão discutidos, estão: a musicalidade das quadrilhas juninas, a coreografia e suas ligações com o ciclo, o casamento como orientador do brinquedo, os figurinos e sua visão plástica, o tema e seu entrelaçamento com outros critérios. Os encontros começam às 14h.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife