Em Sessão Ordinária nesta terça-feira, 24 de maio, a Câmara Municipal do Recife aprovou o Requerimento nº 5800/2022, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que solicita o retorno da cobrança de meia passagem dos ônibus aos domingos.

A solicitação será encaminhada ao Governador Paulo Câmara, ao Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH/PE), Tomé França; e ao Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Flávio Sotero.

A previsão é que os Vereadores/as formem um colegiado e iniciem as discussões com o governo do Estado já na próxima semana.

Leia também:
>>>Aumento de 9,69% na passagem de ônibus no Grande Recife é aprovado; confira os novos valores e quando passa a valer

O desconto de 50% na passagem aos domingos foi implantado em 2017 como forma de estimular a circulação de passageiros/as pela região metropolitana em um dia em que naturalmente a demanda é baixa. Contudo, em 2020, no começo da pandemia, as medidas restritivas do Governo do Estado levaram ao Consórcio Grande Recife a suspender o benefício com o intuito de contribuir com as ações de isolamento social.

Considerando a flexibilização no Plano de Convivência no estado, anunciada pelo governador em 19/04/2022, devido à queda nos registros de COVID-19, e, considerando o atual cenário econômico da Cidade, com uma baixa procura nos setores comerciais, culturais e de lazer, é necessário a volta do programa como um incentivo ao turismo e a movimentação econômica da região.

“É preciso que esta casa coloque sua voz no assunto. Seja através de requerimentos ou a criação de uma Comissão para ir até o governador ou ao Secretário Tomé França. Mas precisamos retomar a meia passagem aos domingos para a população”, ressaltou Osmar durante sua fala no plenário.