Pernambuco, 17 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

RECIFE CONQUISTA o PRIMEIRO lugar entre as capitais do Nordeste no PRÊMIO de Transparência Pública

14 de novembro de 2023 às 11:31

O Recife alcançou o nível Ouro no resultado final do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), avaliação que integra o Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

De acordo com o resultado, o Recife obteve 93,05% no índice, atingindo o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e o terceiro lugar entre as capitais brasileiras.

O LNTP integra o programa da Atricon, cujo objetivo foi avaliar os portais dos Tribunais de Contas do Estado e dos entes jurisdicionados de todos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com base na Lei de Acesso à Informação (Lei Nacional nº 12.527/2011), que completou 10 em vigor em 2022, ano da realização da avaliação e também em outras normas legais, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), Lei das Ouvidorias (Lei Federal nº 13.460/2017), dentre outras.

No Recife, a avaliação observou os principais portais do município, tais como o Portal da Transparência, página oficial da Prefeitura, Portal de Compras, Portal de Dados Abertos, dentre outros.

Para o controlador-geral do Recife, Ricardo Dantas, a transparência é um dos pilares da gestão do prefeito João Campos e o resultado dessa avaliação é fruto do empenho e da dedicação não apenas dos que fazem a Controladoria, mas de toda a gestão municipal.

Veja Também

O gestor destaca o papel da Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel), que através da sua atuação na implementação de melhorias, ajudou a garantir o protagonismo do nosso portal em âmbito nacional.

“Não fazemos nada sozinhos e a transparência da gestão é algo construído por diversas equipes e em várias áreas. Nosso papel é o de orientar e fiscalizar o cumprimento ao acesso à informação no município”, lembrou.

Consta na rotina da equipe do Portal da Transparência do Recife sempre revisitar os itens de avaliação em busca do que pode ser melhorado, do que está sendo utilizado como boa prática em outros municípios, estados e demais entes da gestão pública, sempre buscando a atualização permanente e pensando no fomento ao controle social. 

No Estado de Pernambuco, quem verificou os portais foram os membros do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Dentre os principais critérios avaliados estão os registros de informações prioritárias e institucionais, como dados sobre a competência e estrutura organizacional; informações sobre despesas, receitas, licitações e contratos; instrumentos da gestão fiscal, acessibilidade, serviço de informações ao cidadão, ouvidoria, planejamento e boas práticas. 

Da Redação do Portal informações da Prefeitura do Recife

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:19, 17 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Lula e Camilo Santana, Ministro da Educação
Valorização

MEC lança Bolsa Mais Professores de R$ 2,1 mil para Educação Básica; saiba mais

O programa faz parte da estratégia Mais Professores para o Brasil pretende aumentar a presença de profissionais qualificados nas salas de aula.

Deputada Clarissa Tércio critica gastos do governo Lula.
Posicionamento

Deputada Clarissa Tércio critica gasto de R$ 344 mil do governo Lula em evento de moda em Paris

Segundo a parlamentar, o valor, pago com recursos públicos, representa um gasto incompatível com a realidade econômica enfrentada pela população brasileira.

Deputados federais Lindbergh Farias e Guilherme Derrite.
Crítica

Líder do PT defende que Derrite deixe a relatoria do PL Antifacção: 'colcha de retalhos'

Lindbergh argumentou que o último texto protocolado, apresentado na quarta-feira, 12, "acumula erros conceituais, vícios constitucionais, insegurança jurídica, impacto financeiro severo".

mais notícias

+

Newsletter