Pernambuco, 15 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

RAQUEL LYRA participa do ato que lembra ATAQUES DE 8/1: 'valores democráticos são essenciais'

08 de janeiro de 2024 às 19:03

A governadora Raquel Lyra participou, na tarde desta segunda-feira, 8 de janeiro, do ato Democracia Inabalada, ocorrido em Brasília.

O evento marcou um ano das invasões às sedes dos Três Poderes da República e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de senadores, deputados, ministros e governadores.

“Fazemos parte de um Estado Democrático de Direito. Os valores democráticos são essenciais na nossa Constituição Federal. Estivemos presentes no ato do dia 9 de janeiro do ano passado em solidariedade, em respeito às instituições e reafirmando o nosso compromisso com a democracia. E hoje, mais uma vez, estamos nos colocando, pois quando a democracia falta, ela não falta só para um partido, falta para o nosso povo”, destacou Raquel Lyra.

O ato foi organizado pelo Palácio do Planalto e teve como objetivo reafirmar a força da democracia brasileira.

Na ocasião, foram reinaugurados de maneira simbólica alguns patrimônios que foram depredados no dia 8 de janeiro de 2023, como uma réplica da Constituição Federal de 1988 e uma tapeçaria de Burle Marx de 1973 que foi vandalizada.

Durante seu discurso, o presidente Lula afirmou que a democracia é importante para combater as desigualdades.

“É preciso avançar cada vez mais na construção de uma democracia plena. Uma democracia que se traduza em igualdade de direitos e oportunidades, que promova a melhoria da qualidade de vida, sobretudo para quem mais precisa. Estamos nesta caminhada e chegaremos mais longe se caminharmos de braços dados”, apontou.

“Estamos todos reunidos para renovar a nossa crença na democracia, na harmonia entre os poderes e na vida vivida com boa fé e boa vontade, componentes indispensáveis para um país melhor e maior”, afirmou o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, também esteve presente, e afirmou que a democracia venceu após a normalização.

“A democracia venceu. O estado constitucional prevaleceu. Demonstramos a solidez, a resiliência e a força das nossas instituições, mas também celebramos a união de todas as autoridades dos Três Poderes em torno da Constituição e defesa da democracia”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Por sua vez, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, reforçou a maturidade das instituições.

“Este é um ato de reafirmação da opção democrática feita pelo povo brasileiro, reafirmação de que a defesa da democracia é uma ação permanente e constante e reafirmação da maturidade e da solidez das nossas instituições”, pontuou.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, discursou representando todos os chefes de Executivos estaduais.

“Represento, honrosamente, os governadores neste ato que reflete a união em torno do que é inegociável, que é a democracia. O 8 de janeiro foi uma das páginas mais infelizes da nossa história contemporânea. E o dia de hoje representa a volta da normalidade democrática, o respeito às instituições, a retomada do pacto federativo, a valorização da soberania popular e o repúdio ao autoritarismo, fascismo e à barbárie”, disse.

Previdência

Durante a manhã, a governadora Raquel Lyra foi recebida pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

“Tivemos a oportunidade de debater assuntos importantes para o Estado. Discutimos parcerias entre o Estado e a Federação para otimizar os atendimentos à população pernambucana”, afirmou Raquel Lyra.

Carlos Lupi falou sobre o trabalho da Previdência em Pernambuco.

“Tratamos de assuntos estratégicos da Previdência Social no Estado de Pernambuco. Estamos trabalhando sempre em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos nossos segurados”, destacou o ministro.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:26, 15 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Donald Trump e Vladimir Putin.
Tensão

Trump ameaça tarifa de 100% à Rússia se não houver cessar-fogo na Ucrânia em 50 dias

A medida foi comunicada durante reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, realizada na Casa Branca.

Diego Cabral firma parceria com BNB e garante R$ 14 milhões do Crediamigo para Camaragibe.
Empreendedorismo

Prefeito Diego Cabral firma parceria com BNB e garante R$ 14 milhões do Crediamigo para Camaragibe

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, se reuniu com a gerente-geral do Crediamigo, Elza Marques, na manhã desta segunda-feira (14).

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Conflito

Moraes determina nova ordem a Rumble, e empresa reage com ação na Justiça dos EUA

A medida brasileira determina o bloqueio de uma conta vinculada ao comentarista Rodrigo Constantino.

mais notícias

+

Newsletter