13 de dezembro de 2024 às 08:23 - Atualizado às 09:01
Presidente Lula e Raquel Lyra, governadora de Pernambuco. Foto: Reprodução / Redes Sociais
A pesquisa Quaest divulgada na quinta-feira, 12 de dezembro, revelou que a maioria dos eleitores pernambucanos considera importante a construção de uma aliança entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, apenas 10% se opõem ao movimento de aproximação e 3% não souberam responder.
Desde o início de sua gestão, Raquel Lyra tem dado sinais de maior proximidade com o presidente, que, por sua vez, sempre demonstrou abertura para esse diálogo. O petista chegou a defender a governadora de vaias de opositores em discursos durante os primeiros meses do mandato dela, fortalecendo a relação entre os dois líderes.
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a percepção da atual relação entre a tucana e Lula. Para 40%, a relação entre ambos é considerada Regular, enquanto 39% a classificam como Positiva. Apenas 11% avaliaram a aproximação como Negativa.
O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro, entrevistando 1.100 eleitores com 16 anos ou mais em 42 municípios de Pernambuco. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem intensificado sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente ao mencionar o petista em suas aparições públicas. Frequentemente, a gestora destaca o papel do governo federal no custeio de obras no estado, evidenciando uma aproximação que pode ter impactos políticos significativos.
Nas últimas semanas, Raquel realizou diversas viagens a Brasília, onde tem se reunido com ministros de diferentes pastas para buscar investimentos federais. Durante o lançamento dos editais para obras no Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, na última quarta-feira, 11 de dezembro, ela fez questão de mencionar o presidente em seu discurso. “Seguiremos firmes no trabalho, sempre em diálogo com o governo federal, com o presidente Lula, para os investimentos essenciais no nosso Estado”, declarou.
1
2
16:37, 24 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
''Outros estudos estão sendo feitos pelo governo'', afirma o vice-presidente.
Anteriormente o presidente americano ameaçou cobrar tarifa de 10% sobre os importados chineses.
De acordo com a deputada, o presidente cometeu crime de responsabilidade no programa Pé-de-Meia.
mais notícias
+